O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2021

Escola Secundária de Marco de Canaveses (Marco de Canaveses)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
A imagem apresenta um peixe simbolizando os habitantes do rio Tâmega, o rio que passa perto da cidade de Marco de Canaveses. O peixe está com a língua de fora e a chorar pois à sua volta está representado os lixos e desperdícios que algumas pessoas atiram para o esgoto e vão parar ao rio e depois ao mar. À esquerda do peixe está a sarjeta que foi representada à escala e mede, na sua proporção real, 30x50 cm. Como se pode ver, pelas suas proporções, o peixe vai ficar bastante grande para ter muito impacto. Por baixo da sarjeta e do peixe ficará a frase "O MAR COMEÇA AQUI" em tons de azul e verde. Do lado direito colocamos os logotipos da ABAE, da Eco-Escolas e do nosso Agrupamento.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
O presente projeto, da Escola Secundária de Marco de Canaveses, AE1MC, foi coordenado pela professora Márcia Heloisa Pinheiro Luças, do grupo Artes Visuais.
A imagem selecionada foi realizada por 3 alunos da turma B do 9º ano de escolaridade. Afonso Silva, número 1 (14 anos), Diana Pinheiro número 5 (14 anos) e Marta Vieira número 20 (15 anos) na disciplina de Educação Visual.
O desenvolvimento deste projeto teve início durante o primeiro período, quando a professora apresentou a atividade à turma. Sendo a cidade de Marco de Canaveses próxima do rio Tâmega, a sensibilização para esta problemática obteve, da parte dos alunos da turma, uma adesão entusiástica. De seguida foi contactada a autarquia para avaliação da possibilidade de aderirem ao projeto. Foi escolhido o local e medidas as sarjetas (30x50 cm). Nas aulas de Educação Visual os alunos começaram o trabalho que foi concluído já no modelo de ensino à distância. Regressados ao ensino presencial no dia 5 de abril foi possível divulgarem aos colegas os trabalhos realizados e, através de votação secreta, selecionar a imagem.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências