O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2021

Escola EB Cantanhede - Sul (Cantanhede)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
Memória descritiva da imagem “O mar começa aqui”
2020/2021
Os alunos envolvidos, selecionaram alguns elementos, planificaram a composição gráfica e realizaram o trabalho final. A seleção foi feita com base nos seguintes princípios:
• A gota simboliza a importância da água como bem indispensável à vida. O facto de se usar uma gota e não uma mancha azul prende-se com a sensibilização de que tudo o que possamos fazer para poupar água, mesmo que achemos que é quase como “uma gota de água no oceano”, é muito importante. Muitas gotas fazem um rio, muitos rios fazem um mar…
• A tartaruga simboliza os animais em vias de extinção.
• O caranguejo foi o elemento mais desenhado pelos alunos.
• O polvo representa os braços de todos nós que não podem continuar a deitar o lixo para o chão. Os seus braços são também o apelo para que todas as pessoas se empenhem em reduzir a quantidade de lixo que se deposita no mar, assim como a quantidade de lixo produzido (principalmente o plástico).
Vamos todos pôr “braços” à obra!
EB Cantanhede Sul
Professoras coordenadoras
Carla Marques e Mª Manuela Ramos

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Memória descritiva do projeto “O mar começa aqui”
2020/2021
A participação no projeto "O Mar começa aqui" nasceu do desafio lançado pelo Município de Cantanhede à Escola EB Cantanhede Sul. As professoras coordenadoras do programa, Carla Marques e Maria Manuela Ramos abraçaram a ideia e lançaram o desafio na escola. Ainda durante o confinamento foi divulgado o projeto a todos os alunos (7 turmas dos 6 aos 10 anos). Os professores titulares de turma, nas suas aulas síncronas, fizeram a sensibilização para a importância de não poluir os meios aquáticos, chamando a atenção para o percurso das águas pluviais que percorrem as ruas e passeios, entram nas sargetas, levando consigo todo o lixo que encontram até à sua chegada ao mar.
No final do segundo período, já em ensino presencial, recolheram-se os trabalhos realizados que foram expostos na escola.
Após alguns dias de exposição foi sugerido por um grupo de alunos fazer uma composição gráfica usando elementos de vários trabalhos (a gota, a tartaruga, o polvo e o caranguejo). A seleção foi feita pelos alunos que justificaram a escolha.
O trabalho final, já no início do terceiro período, foi de grupo sob orientação das professoras, que foram acompanhando o mesmo com sugestões de melhoria, nomeadamente na técnica de pintura.
EB Cantanhede Sul
Professoras coordenadoras
Carla Marques e Mª Manuela Ramos

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências