O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2021

Escola EB 2,3/S João Garcia Bacelar (Cantanhede)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
Ao longo da realização dos vários trabalhos de várias áreas disciplinares, fruto da pesquisa realizada, foi aumentando o conhecimento sobre os principais problemas que afetam os oceanos. A maioria destes problemas tem origem em terra e representam uma grave ameaça para as várias formas de vida e, em última instância, para o equilíbrio do nosso planeta, tal como o conhecemos e queremos preservar. O lixo marinho é um desses perigosos problemas. Cerca de 80% do lixo marinho é plástico, como sacos, garrafas de água, cotonetes, redes, etc e a quase globalidade provém de atividades desenvolvidas em terra. Por isso, consideramos fundamental alertar a sociedade local para este facto e apontar soluções e a maneira mais eficaz de resolver o problema é evitar que mais plástico e outro material poluente entre no oceano.
O objetivo desta iniciativa é sensibilizar a população para o facto do lixo abandonado ser frequentemente arrastado, através do escoamento das águas pluviais, até ao nosso mar. Assim, optamos por uma imagem que mostra pela positiva, que os seres marinhos também respiram e precisam de um ambiente limpo e saudável. Para isso, as sargetas e/ou sumidouros da Escola e do centro da Vila serão pintados de azul, como referência aos oceanos, os peixes de amarelo, as algas de verde e vermelho e as gotículas, que representam as moléculas de dióxido de carbono e oxigénio, libertadas nos processos de respiração e na fotossíntese, de um azul claro e branco.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
As coordenadoras do projeto Eco-Escolas e coordenadoras desta atividade, Isabel Roque e Florbela Santos, na Escola Básica e Secundária João Garcia Bacelar da Tocha, decidiram trabalhar este projeto com as turmas do 9º ano de escolaridade, com alunos que têm 14 anos, em média. O Ambiente, gestão sustentável, proteção dos Ecossistemas, são temas transversais a quase todas as disciplinas (CN; FQ; TIC; GEO; Cidadania e Desenvolvimento; EV, etc.) , permitindo explorar de uma forma mais aprofundada os vários problemas ligados ao Ambiente e os ODS. Complementarmente, o programa curricular permite que sejam discutidos temas como o tempo de degradação dos resíduos, a contaminação das linhas de água, a rede hidrográfica, a poluição marinha e o impacto da poluição das águas doces e salgadas nos diversos ecossistemas, como era solicitado no regulamento do concurso. Depois de termos verdadeira consciência do problema, percebemos o quanto é urgente o empenho de todos nós na redução do lixo marinho.
A localização muito visível de sumidouros e/ou sargetas localizados na entrada e no recinto da escola e ainda no centro da vila da Tocha onde semanalmente se realizada um mercado, muito concorrido por gentes locais e dos concelhos limítrofes, permite fazer uma sensibilização mais efetiva e ativa da comunidade para toda esta problemática.
Logo no início, muito facilmente, surgiu a ideia de participarmos no projeto “ O Mar Começa Aqui” e foi apresentado aos alunos que desde logo se mostraram motivados e interessados em participar. Para isso discutiram-se ideias e consideraram que o desenho/trabalho devia alertar pela positiva. Ainda foi equacionado a presença de outros seres vivos marinhos, mas depois chegou-se à conclusão que o desenho ficaria muito complexo, porque deveria contemplar a frase e os logótipos do Eco-Escolas e do AEGM, visto serem importantes e necessários estarem presentes.
Seguiu-se um período de tempo necessário para os alunos desenharem e apresentarem as suas propostas e decidirmos qual seria a melhor projeto.
A participação no projeto foi acarinhada pela Câmara Municipal de Cantanhede e pela Junta de freguesia da Tocha, que são parceiros neste projeto.

Fase II - Escola: execução

Foto final para concurso, com a sarjeta pintada:

Outras fotos de execução da pintura:

Coordenadas da localização da pintura:
-8.7530378209342
40.315378038877

Localização da pintura:
Mercado no centro da Vila da Tocha