O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2021

Escola Básica Dr. Fortunato de Almeida (Nelas)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
- Foi apresentado o desafio a todos os alunos do 6º ano do 2º ciclo, os quais participaram no concurso;
- A proposta de imagem foi constituída pelos desenhos que se pretende pintar nas sarjetas/sumidouros;
- Estes trabalhos foram feitos em casa;
- Foi feito o acompanhamento pelos professores nas aulas síncronas e assíncronas;
- Os desenhos foram feitos em papel de desenho A3, e pintados com lápis de cor, depois de contornados com marcadores preto;
- A proporção, dimensões entre a pintura e o sumidouro é de 1:5, ou seja, o desenho terá uma dimensão de aproximadamente 5 vezes o sumidouro.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Escola: Escola Básica Dr. Fortunato de Almeida
Escalão 2
Professores Coordenadores:
Belmira Marques Coito
Maria João Ordaz
Álvaro Silva
Jaime Torrinhas
Aluna que executou o desenho:
Margarida Costa Branco
N.º 7 do 6ºD
Idade: 11 anos
Depois de termos sido convidados a participar no concurso “O Mar Começa Aqui”, pelo Município de Nelas foi apresentado o desafio a todos os alunos do 6º ano do 2º ciclo, os quais participaram no concurso. A proposta de imagem foi constituída pelos desenhos que se pretende pintar nas sarjetas/sumidouros.
Estes trabalhos foram feitos em casa, através de orientações fornecidas por videoaulas, durante o 2º período. Foi feito o acompanhamento pelos professores nas aulas síncronas e assíncronas das disciplinas de Educação Visual e Ciências Naturais.
Foi feita votação para escolher os sumidouros/sargetas que iriam ser decorados, em articulação com o Município e a Direção da Escola, tendo a Câmara Municipal de Nelas aprovado a escolha dos sumidouros/sargetas onde irão ser pintados os desenhos.
Definido o tema, debateu-se em grupo quais as espécies marinhas que deveriam ser pintadas, privilegiando-se as espécies autóctones. Os alunos dividiram-se em grupos de acordo com o que gostariam de desenhar e pesquisaram em livros e na Internet imagens do que pretendiam. Cada grupo planificou a sua parte e cada aluno fez o seu trabalho. No fim de tudo desenhado, contornou-se a preto e coloriram com lápis de cor. Por fim, os alunos digitalizaram/fotografaram os desenhos e “apresentaram-nos” aos professores.
Os professores do grupo 240 escolheram, entre os desenhos apresentados, aquele que, em cada turma, se adequava mais a ser pintado nos sumidouros/sargetas. Foi depois feita a seleção do melhor trabalho, a ser apresentado ao concurso. Assim, foi selecionado o trabalho da aluna Margarida Branco do 6º D.
Os alunos gostaram de participar no concurso, pois puderam fazer desenhos interessantes, assim como tomar conhecimento de um tema bastante importante que é, “O Mar Começa Aqui”, tendo como principal objetivo evitar a poluição das águas “que correm para o Mar”.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências