O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2021

Escola EB Luísa Todi (Setúbal)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
O trabalho apresentado a concurso, foi desenvolvido a partir de o tema lançado aos alunos “O mar começa aqui”. Após alguma pesquisa sobre as espécies autóctones da região de Setúbal, à qual a escola pertence, os alunos procederam à elaboração de composições visuais, tendo como referência o desenho das sarjetas. Desta forma, foram realizados diversos esboços sob a orientação dos professores de Cidadania e Desenvolvimento e Educação Visual e escolhidas as propostas finais, às quais foi aplicada a técnica de pintura com lápis de cor.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
O desafio “O Mar Começa Aqui”, resultante de uma parceria Eco-Escolas, Autarquias e ABAE, pretende “alertar e sensibilizar a população em geral e para a comunidade escolar em particular, para as consequências, quer nos ecossistemas terrestres, quer nos ecossistemas marinhos, da incorreta deposição dos resíduos.” Desta forma, a primeira fase do projeto (preparação), consistiu na divulgação da atividade aos alunos, através do regulamento disponibilizado na página do desafio. Posteriormente, o trabalho foi desenvolvido de forma interdisciplinar, envolvendo duas turmas de 8º ano, nas disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento, Geografia, Ciências Naturais e Educação Visual. Os alunos procederam à investigação sobre o ciclo da água, abordando também, a função e funcionamento da rede de sarjetas onde se localiza a escola. Foram também abordados os temas “poluição marinha” e “contaminação das linhas de água”, tendo os alunos sido sensibilizados para utilização de produtos produzidos de forma sustentável.
Face à atual situação do país, em virtude da pandemia do Covid-19, que levou ao encerramento das escolas até ao final do segundo período, a elaboração dos desenhos decorreu sob a orientação da professora de Cidadania e Desenvolvimento, em grande parte, através do ensino à distância.
Após as várias propostas estarem concluídas pelos alunos, procedeu-se à seleção do trabalho representativo da escola, tendo esta seleção recaído sobre a proposta que melhor evidencia as espécies marinhas autóctones, como é o exemplo do choco e do golfinho. Os trabalhos foram realizados em folha A3 e pintados com lápis de cor. Contudo, posteriormente, foram fotografados e trabalhados de forma digital, para se proceder à colocação dos logotipos do “Eco-Escolas” e do projeto “O Mar começa aqui”, tal como solicitado no regulamento do desafio.
Ficamos a aguardar pelas seguintes fases do projeto!

Fase II - Escola: execução

Foto final para concurso, com a sarjeta pintada:

Outras fotos de execução da pintura:

Coordenadas da localização da pintura:
-8.866467
38.530836

Localização da pintura:
Rua Adriano Correia de Oliveira
Próximo do portão da Escola Básica Luísa Todi
Setúbal