O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2021

Escola EB 2,3 de Sande (Marco de Canaveses)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
O meu desenho simboliza o oceano. Através dele quero mostrar ao mundo que não deve ser poluído. Cada animal simboliza algo (o peixe é um símbolo cristão que representa a vida; a baleia é a rainha do mar; a tartaruga representa a proteção; o cavalo-marinho representa a paciência, a proteção, a perspetividade, a persistência, a amizade e a generosidade; e a medusa representa a aceitação e a fé).
Um dos animais que escolhi foi a baleia, porque consegue apanhar com a boca algum lixo, evitando que os outros animais o possam engolir. Cada cor que usei tem um significado: o amarelo é a cor associada ao calor, à luz, à riqueza e simboliza otimismo; o verde está associado à esperança, à ecologia, à natureza e transmite frescura; o azul simboliza tranquilidade, frio, frescura e é associado ao mar e ao céu; o preto está associado ao luto e à tristeza; o branco está relacionado com a paz; o rosa transmite romantismo, ternura, ingenuidade e está culturalmente ligado ao universo feminino; o laranja está associado ao fogo, ao calor e o castanho está associado à terra e à madeira.
Espero que com este desenho e com esta memória descritiva as pessoas tomem consciência de que poluir faz mal ao nosso planeta.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Escola: EB 2.3 de Sande
Professor Coordenador do Programa Eco-Escolas: Célia Brandão
Professor Coordenador do Projeto “O mar começa aqui”: Paula Pacheco.
Aluna: Estela Fonseca, n.º 9 do 6.º3 – 11 anos.
O projeto “O mar começa aqui” foi lançado na disciplina de Educação Visual. Nas aulas, sob a orientação da professora Paula Pacheco, os alunos realizaram um reconhecimento das sarjetas do recreio e do espaço envolvente à escola. Seguidamente escolheram a sarjeta que queriam ilustrar e fizeram uma pesquisa na internet sobre a biodiversidade marinha. De acordo com as pesquisas, cada aluno fez uma ilustração colocando a frase “O mar começa aqui”. Por fim, fez-se uma seleção do desenho a submeter a concurso. A sarjeta escolhida localiza-se em frente à paragem dos autocarros dos alunos por forma a ampliar a sensibilização de toda a comunidade.
A ilustração da sarjeta no terreno será realizada no dia 8 de junho, para comemorar o dia dos oceanos e integrar-se no dia “Eco-Escolas” da nossa escola.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências