O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2021

Escola EB 2,3 General Humberto Delgado (Loures)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
A maquete, cedida pela Câmara, serviu de incremento para a dinamização da nossa atividade resultando numa excelente parceria entre o AEGHD, a Câmara Municipal de Loures e Eco-Escolas/ABAE.
Pequenos gestos, grandes mudanças é a mensagem de sensibilização à comunidade educativa. Na pintura, o azul é a cor do mar, os peixes a biodiversidade a preservar e as sargetas uma porta de entrada a proteger dos resíduos. Através da arte e de forma descontraída pretende-se passar uma mensagem simples, mas fundamental: Não despejar nem deitar nada para as sargetas porque tudo vai parar ao mar!

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Escola: EB 2,3 General Humberto Delgado
Coordenadora: Vera Castilho Sanches
20 alunos do 2º/3º Ciclo
Nota prévia: Desde o início do ano letivo os professores do AEGHD foram informados pelas equipas eco-escolas EBGHD e ESJCP da atividade “O Mar começa aqui” para que pudessem participar com as suas turmas. Porém o confinamento no 2º período, dificultou o envolvimento dos alunos/professores na atividade.
A Câmara Municipal de Loures aderiu à atividade, tendo enviado para as escolas a imagem em anexo.
Esta imagem será pintada pelos alunos acompanhados pelos professores e técnicos da Câmara Municipal de Loures, nas sargetas da escola e recinto circundante, importantes dispositivos de recolha e escoamento das águas pluviais, recebendo muitas vezes resíduos como beatas de cigarros ou plásticos.
Numa primeira fase, em sala de aula, nas disciplinas de Ciências Naturais, Educação Visual e Cidadania, em articulação curricular, a imagem foi analisada e discutida, sendo o mote para uma profunda reflexão acerca da importância da preservação dos ecossistemas, da biodiversidade e da qualidade da água doce e salgada em particular.
Numa segunda fase, os alunos vão assistir a sessões de sensibilização por videoconferência dinamizadas por técnicos das Águas do Tejo Atlântico. As temáticas abordadas serão “Sabes o que não deves colocar na sanita?; “Sabes para onde vai a água depois de a utilizarmos?”; “O Mar começa aqui, o mar começa em ti” e “Como funciona uma Fábrica de Água (ETAR)” com o objetivo de sensibilizar para a adoção de comportamentos mais sustentáveis que levem à deposição correta dos resíduos.
Numa terceira fase, serão constituídos pequenos grupos de alunos que se responsabilizarão pelas pinturas das respetivas sargetas.
Por último será feita uma avaliação das atividades.
Durante as várias fases de execução do projeto as equipas eco-escolas do AEGHD darão conhecimento à comunidade educativa/parceiros externos para alertar e sensibilizar para a boa utilização das redes de drenagem de águas pluviais, uma vez que tudo o que é deitado ao chão, é levado para estes sumidouros indo depois para o mar.
O projeto será divulgado nas redes sociais do AEGHD.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências