O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2021

Escola EB 2,3 Prof. Mendes dos Remédios de Nisa (Nisa)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
A aluna começou por escolher um dos animais que habitam no mar, pois são eles que sofrem as consequências da poluição. Depois, decidiu usar uma máscara por esta ter passado a ser um bem essencial no nosso dia a dia e porque já viu muitas no chão, pois muitas pessoas ainda não as colocam no local certo (o lixo), acabando estas por chegar ao mar e afetar a vida marinha.
A mensagem que a aluna pretende passar às outras pessoas é que “não devemos deitar máscaras, ou outro lixo, para o chão”.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE NISA
Coordenadora da atividade: Professora Paula Franco
Trabalho individual elaborado por uma aluna de 14 anos do 9º ano.
No âmbito da Educação Ambiental, a professora Lurdes Bento da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento apresentou um vídeo da TVI24 intitulado “Plástico, o novo continente: do rio ao mar” para sensibilizar os alunos das turmas A e B do nono ano e da turma A do oitavo ano, com idades compreendidas entre os 13 e os 15 anos, para a necessidade de alterar comportamentos como o abandono indiscriminado de materiais que acabam por ir parar ao mar. Os alunos ficaram muito sensibilizados porque não tinham consciência da quantidade de poluição causada e o consequente empobrecimento da biodiversidade. Em seguida, a professora propôs a criação de uma mensagem em forma de desenho, para pintar numa sarjeta e, desta forma, alertar a comunidade sobre a incorreta deposição de resíduos e poluição da água doce e da água do mar, uma vez que “Tudo o que cai no chão, vai parar ao mar”.
Este projeto está a ser realizado em parceria com a autarquia para, em conjunto, fazermos a promoção da sustentabilidade.
Devido à situação pandémica e ao E@D, os alunos tiveram que pensar e realizar individualmente o seu desenho.
Em reunião de Conselho Eco-Escolas à distância, através da plataforma ZOOM, foram analisados e votados os desenhos apresentados pelos alunos, tendo sido escolhido o que anexamos.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências