O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2021

Externato de Penafirme (Torres Vedras)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
Memória Descritiva da imagem
Este desenho representa um redemoinho de água e lixo que muitas vezes acaba no mar.
As águas poluídas estão representadas com linhas de cor amarela, laranja e verde e as águas pluviais estão representadas em tons de azul. Estas águas, como que no encontro de duas marés, entram na sarjeta, muitas vezes poluídas juntamente com outros materiais, num turbilhão de água e lixo que se desintegra ao longo do tempo, prejudicando o mar e toda a vida nele contido.
O peixe é resultado disso mesmo, encontra-se morto, em tons de laranja esmorecido vai perdendo a cor.
O próprio slogan é levado pela corrente e convida o leitor a “mergulhar” neste problema que é a falta de limpeza, o descuido e a incorreta deposição dos resíduos.
Em última análise, este trabalho convida à reflexão e à integração de todas as disciplinas, tendo como foco a água que chega aos Oceanos e que nos permite partir nas ondas dos Poetas, navegar na História a partir de mapas, das estrelas ou até mesmo da nossa criatividade e mergulhar neste profundo azul para conhecer a sua fauna e flora.
Para que a proteção dos oceanos e a problemática dos plásticos seja efetiva é fundamental unir o conhecimento à afetividade.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
O MAR COMEÇA AQUI
Memória Descritiva do Projeto
Identificação da Escola: Externato de Penafirme
Identificação do professor coordenador da atividade: João Paulo Santos
Número e idade dos alunos: participaram 59 alunos, do 8º ano, com idades compreendidas entre os 13 e os 16 anos.
Síntese das várias etapas do projeto:
O 8º ano do Externato de Penafirme tem como missão dinamizar o Eco-escolas fomentando a participação de todos os alunos e turmas do 5º ao 12º ano, para que estes possam vivenciar este projeto. Dos diversos temas a trabalhar no 8º ano, as turmas G e H selecionaram os Oceanos. Os alunos destas turmas tiveram a oportunidade, numa saída de campo, de conhecer/estudar o ecossistema das poças de maré, uma vez que a nossa escola se localiza junto à linha de costa e iremos recolher plásticos na praia e junto às arribas para a sensibilização da problemática dos plásticos.
Estas turmas participaram na sessão de divulgação realizada pela Associação Oceanos sem plásticos que culminou com a produção de sacos a partir de T-shirts velhas e outra sobre o projeto MOBEC (economia circular) onde tiveram a oportunidade de produzir materiais utilitários como réguas e esquadros a partir de tampas de plástico. Irão, ainda, participar noutras sessões de sensibilização sobre as diversas temáticas relativas aos Oceanos. Estes alunos estão a dinamizar a campanha “Separar para ganhar o AMARELO”, da ValorSul, que decorre em toda a escola.
Conjuntamente com os outros alunos do 8º ano estão a participar no Jogo do município que tem como tema agregador a Educação Ambiental. Participam ainda com notícias e trabalhos no suplemento do jornal da escola EcoSementes construído pelos alunos deste ano.
Com vista à participação dos alunos no projeto: O MAR COMEÇA AQUI - foi feita a divulgação a 15 de março nas turmas do 8ºG e do 8º H.
A atividade foi desenvolvida e acompanhada pela professora Cidália Miranda, na disciplina de Educação Visual, durante o E@D. Paralelamente na disciplina de Ciências Naturais foram abordados conceitos relevantes para o desenvolvimento dos projetos pela professora e Diretora Turma Patrícia Patrício.
A pré-seleção dos trabalhos dos alunos realizou-se a 6 de março e no dia 7 de março foi feita a seleção do melhor trabalho pela Equipa Educativa do 8º ano.
39.143247, -9.352973

Fase II - Escola: execução