O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2021

Jardim Escola João de Deus (Torres Vedras)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
A Beatriz inspirou-se na problemática da poluição que chega aos nossos mares e que neste momento tem uma agravante, que é o lixo provocado pela pandemia.
A aluna representou uma das nossas praias da zona do Oeste (premiadas pela sua qualidade), onde, por vezes, podemos encontrar polvos escondidos nas rochas, bem como muitas algas. O golfinho aparece nesta ilustração, pois têm sido descritas algumas notícias na comunicação social, dando conta que têm surgido alguns grupos no rio Tejo, bom sinal no que diz respeito à diminuição da poluição. Outro animal escolhido (embora de rio) foi o Ruivaco-do-Oeste, espécie autóctone da nossa região, em vias de extinção.
Paralelamente a estes aspetos positivos, a Beatriz assinalou alguns elementos que muito nos preocupam, no que diz respeito à poluição das águas, a saber: beatas de cigarros, cotonetes, garrafas e máscaras descartáveis.
Para a elaboração deste trabalho, a aluna optou pelo desenho digital.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Jardim Escola João de Deus – Torres Vedras
Professoras Coordenadoras: Ana Paula Coelho e Joana Carvalho
Aluna: Beatriz Francisco, 9 anos, 4º Ano
1ª Fase – Houve um encontro (webinar) "O Mar começa aqui, o Mar começa em ti", no passado dia 23 de fevereiro, dedicado a todos os docentes das escolas do concelho de Torres Vedras, que teve como principal finalidade a divulgação do projeto “O Mar começa aqui” e promover a partilha de formas de desenvolver este projeto em parceria com outras entidades. Neste encontro foram apresentados os objetivos e algumas ideias a desenvolver.
2ª Fase - Foram preparadas aulas específicas para este tema e mostrados vários vídeos de pinturas de sarjetas (Eco-Escolas), bem como filmes infantis dedicados ao tema da água (ex.: “A água é um mundo fantástico”). Desta forma, foi apresentado e debatido o projeto “O mar começa aqui”, nas aulas de Artes Visuais, em todas as turmas do Jardim-Escola.
A acrescentar a todo o tipo de lixo que acaba no mar, através da falta de cuidado das pessoas, nomeadamente: beatas de cigarros, cotonetes, toalhetes, plásticos e outros, agora temos também o flagelo das máscaras e luvas descartáveis.
Paralelamente à nossa preocupação em relação à poluição, foi debatida a problemática da extinção do Ruivaco-do-Oeste, espécie autóctone da nossa região e em vias de extinção.
3ª Fase - Foi dada a liberdade para os alunos escolherem os materiais que achavam mais adequados para este desafio.
4ª Fase - O trabalho escolhido, de entre os muitos realizados por todas as turmas, foi o da aluna Beatriz Francisco que se inspirou numa problemática muito premente neste momento: o lixo oriundo da pandemia. A aluna utilizou ferramentas digitais para a realização do seu trabalho.

Fase II - Escola: execução