O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2021

Escola Básica e Secundária de Airães (Felgueiras)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
Todos nós constatamos que, na sociedade atual, o uso exagerado do plástico implica o surgimento de problemas ambientais de difícil resolução. É tempo de todos nós assumirmos a nossa responsabilidade em procurar alternativas para resolver este problema. Podemos constatar que, quando estamos à beira-mar, sentimos uma paz interior agradável, mas ao mesmo tempo ficamos preocupados, quando caminhamos numa praia e, nas margens do mar, verificamos a existência de uma variedade de artigos descartáveis de plástico e de outros resíduos, como, por exemplo, garrafas de bebida, recipientes de iogurtes, beatas de cigarros ou cotonetes que representam quase metade de todo o lixo marinho. Os responsáveis por este problema são, infelizmente, alguns “seres humanos” que não revelam respeito pelos outros nem pelo ambiente. Alguns estudos já divulgados sobre esta questão ambiental preveem que, em 2050, os oceanos possam conter mais plástico do que peixe. Ora, a maneira mais eficaz de resolver este problema é evitar o uso exagerado de plástico e que este seja substituído por outro material menos nocivo para o ambiente e para os oceanos.
Assim optamos por convidar um golfinho cujo maior interesse é que estes tipos de resíduos não cheguem até ao mar. É um ser sensível e inteligente que pretende comunicar com o ser humano e alertá-lo para a urgência da resolução deste problema, que é a redução da quantidade de plástico que chega pelos sumidouros e sarjetas aos oceanos.
Das cores escolhidas para o desenho, enfatizamos que o azul representa a tranquilidade, a serenidade e a vida; o verde simboliza a esperança, a liberdade e a saúde; o branco representa a paz, a pureza e a limpeza e o laranja simboliza o desejo e a confiança num mundo melhor.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
O professor que está a coordenar esta atividade, Luís Paulo Taipa, leciona a disciplina de Educação Ambiental na Escola Básica e Secundária de Airães, tendo decidido trabalhar este projeto com os dezoito alunos da turma B do sétimo ano. Os alunos intervenientes têm uma média de 12 anos. No programa curricular da disciplina referida, na temática “Grandes Problemas Ambientais”, um dos subtemas tratados foi a “A Poluição das Águas Marinhas e Terrestres” daí a pertinência da participação neste projeto. Esta atividade vai permitir aos alunos aprofundar os conhecimentos adquiridos de uma forma mais motivadora.
A localização visível de sumidouros localizados na entrada da escola, rotunda e junta de freguesia permitirá fazer uma sensibilização mais efetiva da comunidade para toda esta problemática.
Fases em desenvolvimento.
- A imagem a pintar está numa fase de concretização/finalização das várias propostas apresentadas pelos alunos.
- As sarjetas já sinalizadas,vão ser limpas e preparadas para posterior pintura da imagem.
- Já existem equipas para atuar de acordo com a evolução do projeto até à sua finalização.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências