O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2021

Escola Profissional Amar Terra Verde - Vila Verde (Vila Verde)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
Apelo à inquietação de cada cidadão
A imagem descreve tudo o que “habita” nas águas.
Tudo começa na sargeta, e as atitudes incorretas devem ser corrigidas.
Ao mar o que lhe pertence: biodiversidade!
O lixo não faz parte da riqueza marinha.
Ao desenhar uma sargeta dividida em duas partes, estou a fazer a separação, e a apelar a todos para a sua responsabilidade cívica em proteger o mar e colocar o lixo no local certo.
A biodiversidade marinha está em perigo!
Cabe, a todos, o papel de a proteger!
É nosso dever alertar para as consequências dos nossos atos e inquietar toda a comunidade, quando vir o desenho na sargeta!

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Escola: Escola Profissional Amar Terra Verde
Professor coordenador do projeto: Paula Costa
Participantes: Turma do 2º ano do curso profissional de Esteticista
Trabalho selecionado: Liliana Lopes Silva, nº 17, 11ºano, 17 anos
O desafio “O Mar começa Aqui”, teve início em novembro de 2020, com a participação numa palestra online “Criação e monitorização de um charco pedagógico”.
A professora de matemática após a participação nesta atividade, desafiou os alunos a terem uma intervenção cívica na temática da água / resíduos / proteção da biodiversidade marinha, na nossa região. Foram apresentados vários tipos de projetos das Eco-Escolas e o que reuniu mais consenso foi o projeto “O Mar começa aqui”.
A primeira fase do trabalho foi consultar o regulamento do projeto e pesquisar uma forma de preservar a biodiversidade da água.
A pesquisa alargou-se também ao ciclo da água, ao ciclo urbano da água e ao funcionamento das sarjetas existentes na nossa escola.
Foi discutida ainda a contaminação das linhas de água, a poluição marinha e o impacto da poluição das águas doces e salgadas nos diversos ecossistemas, na disciplina de Área de Integração.
A ideia de os alunos poderem intervir ativamente nas atitudes dos cidadãos, também foi uma das motivações.
Depois, foi dar asas à criatividade e fazer um desenho que fosse visto por toda a comunidade e gerasse um sentimento de responsabilidade ambiental e cívico.
Cada pessoa é responsável pelos seus atos e, se pensarmos que tudo o que está no chão vai para o mar, com certeza ao visualizarmos esse alerta, seremos invadidos pelo sentimento de compromisso comunitário e de proteção da biodiversidade das nossas águas.
A turma é constituída por 23 alunas, todas realizaram um desenho para a sargeta e no final todas escolheram o melhor desenho que representasse a turma, para ser submetido a concurso e poder ser pintado nas sargetas da nossa localidade. O trabalho escolhido foi o da aluna Liliana Silva.

Fase II - Escola: execução

Foto final para concurso, com a sarjeta pintada:

Outras fotos de execução da pintura:

Coordenadas da localização da pintura:
-8.436432
41.654122

Localização da pintura:
As três sarjetas pintadas pelos alunas da Escola Profissional Amar Terra Verde encontram-se nas imediações da escola. Estes locais foram escolhidos em conjunto com o representante da Câmara Municipal de Vila Verde, e são locais de bastante movimento pedonal e carral, logo bastante visíveis para a comunidade.