O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2021

Centro Escolar da Mata Mourisca (Pombal)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
Após a comemoração do Dia Mundial da Água, Visualização de imagens alusivas à poluição do mar, leitura da obra “Roubar ao Mar” de Cármen Zita, participação na atividade dinamizada pela Engenheira Catarina do Município de Pombal – limpeza de sarjetas no interior e exterior da escola – e visualização de um pequeno vídeo sobre a poluição do mar, pediu-se aos alunos que ilustrassem um desenho com base naquilo que aprenderam.
Cada aluno fez o seu desenho e depois fez-se uma votação, por sala, para escolher o melhor. Dos três escolhidos, foi pedido aos professores de apoio que escolhessem o que devia seguir para concurso.
Esta gravura está à escala de 1cm/9cm.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Escola: Centro Escolar da Mata Mourisca
Coordenadores do Projeto: Lucília da Silva Marques Guardado
Filomena Maria Dias Rodrigues
Maria Manuela Encarnação
Alunos: 56 alunos
14 – Pré
22 – 1.º ano
11 – 2.º ano
7 - 3.º ano
2 – 4.º ano
O projeto iniciou com o 1.º Conselho Eco-Escolas onde as docentes o apresentaram aos conselheiros presentes. Este manifesto de intenção foi de imediato bem acolhido pela representante do município, engenheira Catarina, pelos encarregados de educação e pelos alunos. Os restantes parceiros também acolheram bem a ideia e prontificaram-se a apoiar no que fosse necessário (agrupamento e autarquia).
Foram realizadas várias atividades, quer em confinamento, quer presencialmente, a saber: Na companhia do GOTINHAS, os meninos do Ensino Pré-escolar foram descobrir a água: as suas características, os locais onde a podemos encontrar, como a podemos encontrar, (estados da água), como viaja, (Ciclo da água), a importância da água e o que devemos fazer para a preservar. Desenvolveram-se trabalhos subordinados aos temas:
“Amar o mar”, “Declara-te ao ambiente”, comemorou-se o dia Mundial da Água, leu-se a obra “Roubar ao mar” de Cármen Zita, visualizaram-se pequenos filmes e imagens alusivos à poluição dos mares e dos rios, visualizou-se a limpeza de várias sarjetas dentro e fora do recinto escolar com o apoio da Câmara Municipal, na pessoa da engenheira Catarina e da Junta de Freguesia, disponibilizando colaboradores para efetuarem a referida limpeza onde descobrimos que é importante não fazer lixo na rua, porque o mesmo vai direitinho para as sarjetas e de seguida chega ao mar. Ainda se assistiu a uma sessão online explicativa da temática, realizada pela Engenheira Catarina do Pelouro do Ambiente do município.
Continuamos a contar com o apoio de toda a comunidade educativa para o prosseguimento e conclusão do projeto.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências