O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2021

Escola EBI/S Cardeal Costa Nunes (Madalena)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
Este projeto é desenvolvido na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento do 7º ano de escolaridade, no âmbito do domínio educação ambiental e destina-se à criação de uma imagem criativa a pintar na via pública, em sumidouro, localizado próximo da Escola Cardeal Costa Nunes, na Madalena do Pico.
Esta atividade insere-se no âmbito do concurso “O mar começa aqui” promovido pela ABAE – “O Mar começa aqui” (Eco-Escolas). Objetivos gerais: educar para uma cidadania ativa; educar para a preservação dos ecossistemas e da biodiversidade; compreender, através de atividades práticas, a necessidade de preservação dos ecossistemas e da biodiversidade, em geral, e da qualidade da água doce e salgada, em particular; estimular a criatividade, através do desenvolvimento de competências em áreas como a expressão plástica.
Tendo em conta a nossa realidade local, ilha rodeada pelo oceano atlântico, dominada pelo ambiente relacionado com a biodiversidade marinha, pretendemos passar a mensagem de que o lixo que fazemos em terra vai chegar ao mar, de forma direta ou indireta.
Escolhemos este desenho por representar as consequências da poluição oceânica. Os peixes confundem os plásticos com alforrecas e estes ao comerem o plástico morrem.
Começamos por desenhar na sarjeta uma garrafa de plástico à volta da sarjeta a representar a poluição. Após desenharmos a garrafa desenhamos um peixe morto com uma garrafa plástica na boca.
Os materiais utilizados foram marcadores, lápis de cor, lápis de carvão, pastel seco, borracha, régua e folhas brancas.
Isabel Castro N°8
Leandro Talaia N°10
Guilherme Garcia N°6

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
1. Escola participante: Escola Cardeal Costa Nunes, Madalena, Pico – Açores
2. Coordenadora da Atividade: Professora: Glória Rosa
3. Trabalho desenvolvido – Imagem, desenvolvido na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento do 7º ano de escolaridade, no âmbito do domínio educação ambiental, pelos alunos Guilherme Garcia nº6 (12anos) Isabel Castro nº 8 ( 12 anos), e Leandro Talaia Silva nº10 (12 anos).
4. Motivação: Os alunos foram informados da proposta do presente concurso, levando-os a aderirem à possibilidade de, com sentido cívico, contribuírem com a sua arte e imaginação para embelezamento da via pública da sua vila, contribuindo, ao mesmo tempo, para a educação e sensibilização das populações para o tema proposto.
5. Fases do projeto:
5. 1 - Proposta inicial / motivação
5. 2 – Realização gráfica das propostas individuais
5. 3 – Seleção
5. 4 – Organização metodológica do processo de candidatura
5. 5 – Envio da candidatura

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências