O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2021

Escola Secundária Júlio Dinis de Ovar (Ovar)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
Descrição do desenho
O mar abriga um número muito elevado de espécies, que o tornam num lugar de beleza inigualável e curiosamente desconhecido.
A representação de uma foca a surfar na enorme onda azul que contém lixo largado pelo Homem nas sarjetas, simboliza os perigos que todos os animais marinhos enfrentam constantemente devido às imprudentes ações dos seres humanos. Pretendi relacionar a triste realidade desses animais com a realidade experienciada e vivida pelos surfistas, que cada vez mais tentam proibir os seus olhos de observarem a sua segunda casa a ser destruída.
Quanto á tipologia de resíduos, presentes nos oceanos, os plásticos são dominantes, representados no desenho por diversos objetos de utilização humana que são indevidamente colocados no chão, chegam às sarjetas e vão ter ao mar. Juntamente com estes, as máscaras descartáveis, que infelizmente representam um novo tipo de resíduos que se encontram nas ruas, nos passeios e que também pelas sarjetas chegam ao mar.
Finalmente, o ar triste da “surfista” foca, a implorar ao Homem que pare com as atitudes irrefletidas que atentam contra a sua sobrevivência e a de tantas outras espécies que com ela repartem os oceanos. O Homem, que para além de alimento, oxigénio e tantos outros bens que o oceano lhe dá, também precisa de ter ondas limpas para surfar!
Sarjeta: 55 cm de comprimento x 32 cm de largura
Sarjeta do desenho: 10 cm de comprimento x 5,6 cm de largura
Escala  1:5,5 (1 cm no desenho equivale a 5,5 cm na realidade)
Miriam Fonseca Lopes, 9.º C; idade: 14 anos
Escola Secundária Júlio Dinis de Ovar
Ovar, 9 de abril de 2021

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Memória descritiva do projeto
O Mar começa aqui
O projeto teve início a partir da comunicação e divulgação feita na escola pela professora da disciplina de Ciências Naturais, coordenadora do programa Eco-Escolas na nossa escola.
O meu gosto pelo desenho e também pelos assuntos relacionados com o ambiente, foram os grandes impulsionadores da minha decisão para participar neste projeto.
Surgiram-me várias ideias para ilustrar os perigos e ameaças de que os animais marinhos são alvo devidos às ações imprudentes do Homem, que afetam gravemente os ecossistemas marinhos. Mas também o Homem acaba por ser alvo dos seus próprios atos que atentam contra os oceanos. Assim, pensei em conciliar estes dois aspetos e por isso surgiu-me a ideia de desenhar um surfista representado por uma foca, uma vez que ambos sofrem com o lixo que o oceano transporta!
Uma foca a surfar uma onda carregada de lixo, foi esta a ideia com a qual iniciei o desenvolvimento do meu desenho. Quanto á tipologia de lixo, quis chamar á atenção para um novo resíduo resultante da pandemia que estamos ainda a atravessar – as máscaras descartáveis, que vejo com frequência no chão no trajeto que faço para a escola. Os objetos de plástico são ainda os principais resíduos que chegam ao mar e assim dei especial relevo no meu desenho a esses dois tipos de resíduos resultantes da atividade humana.
Para concluir o meu trabalho medi uma das sarjetas que temos no recreio e outra na rua em frente à escola, as medidas são semelhantes: Comprimento – 55 cm; Largura – 32 cm
A sarjeta do meu desenho tem as seguintes dimensões: Comprimento – 10 cm; Largura – 5,6 cm.
Assim a escala do meu desenho é de 1:5,5 (cm)
Aluna: Miriam Fonseca Lopes, 9.º C; idade: 14 anos
Professora coordenadora do projeto: Sisandra Lurdes de Campos Sousa
Escola Secundária Júlio Dinis de Ovar
Ovar, 9 de abril de 2021

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências