O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2021

Escola EB 2,3 Dr. António Chora Barroso (Torres Novas)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
“O Mar começa aqui” versão 2021, mantem a preocupação com a problemática da poluição terrestre que inevitavelmente termina no mar, e tem como objetivo continuar a sensibilizar a comunidade para a falta de cuidado em direcionar o lixo nos locais apropriados, nomeadamente o lixo resultante da atual pandemia, bem como para as suas consequências.
Os animais marinhos representados refletem no seu semblante humanizado, a tristeza de sentirem o seu habitat em perigo, como se de um caixote de lixo do ser humano se tratasse, e tudo por falta de cuidado deste. Máscaras, palhinhas, garrafas de plástico, sacos… são apenas alguns exemplos da poluição que da terra chega ao mar, pondo em risco qualquer das espécies marinhas ou terrestres.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
- Escola EB 2,3 Dr. António Chora Barroso - Riachos
- Professora coordenadora Ana Paula Jesus
- Nº de alunos participantes: 22
- Idades: entre os 9 e os 15 anos
- Anos de escolaridade: 5º, 6º 7º e 9º ano
- Trabalho selecionado elaborado por aluno do 6º ano de 11 anos de idade.
- Síntese das fases do projeto:
O desafio “O Mar começa aqui” foi lançado a todos os alunos do 5º ao 9º ano da escola, durante o período de confinamento devido à pandemia. Para o efeito, foi criada uma disciplina no Classroom, tendo todos os alunos da escola sido convidados a participar da mesma. A partir desta disciplina, os alunos foram sensibilizados para a importância da sua participação ativa neste projeto.
Ao desafio, responderam positivamente 22 alunos da escola distribuídos pelos anos de escolaridade do 5º ao 9º ano, tendo os mesmos dentro dos prazos estabelecidos apresentado as suas propostas para a pintura das sargetas.
À distância, durante as aulas de EV, as professoras de Educação Visual dos dois ciclos de ensino, sensibilizaram e reforçaram junto dos alunos, para a importância da participação no desafio, levando estes a refletir sobre a problemática da poluição dos oceanos e no impacto que essa poluição trará para as gerações futuras, caso nada seja feito no presente.
Apelando à criatividade e interação dos conhecimentos já abordados e adquiridos pelos alunos nas diversas disciplinas do seu currículo, nomeadamente Cidadania Digital, Cidadania e Desenvolvimento, Ciências Naturais, Físico química e/ou Educação Visual… bem como, para a consciencialização da importância de uma participação ativa na comunidade, pretende-se que os alunos desenvolvam uma consciência cívica ativa no estreito relacionamento com a comunidade local e contribuam de forma consistente e permanente para a alteração de atitudes em prol de um planeta mais limpo.
A proposta de pintura destina-se ao espaço comunitário da vila onde a escola se insere, de forma a chegar ao maior número de pessoas.

Fase II - Escola: execução

Foto final para concurso, com a sarjeta pintada:

Outras fotos de execução da pintura:

Coordenadas da localização da pintura:
-8.513709
39.443508

Localização da pintura:
A pintura da imagem anexada localiza-se na vila de Riachos junto ao largo da Igreja, na confluência com a estrada N243.
A sargeta pintada encontra-se em local de passagem frequente pela população, já que se encontra num dos acessos à igreja, bem como a um pequeno jardim com campo de jogos e parque de merendas, e ainda junto de um estacionamento.