O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2021

Escola Sec. Alfredo dos Reis Silveira (Seixal)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
A minha imagem representa um mundo que está dividido a meio por uma linha de água que corre limpa e que se suja ao longo do seu percurso.
Nesse mundo existe a natureza limpa de resíduos e do outro lado todo um conjunto de resíduos que são prejudiciais para a sustentabilidade do planeta.
Com este trabalho também quero chamar a atenção para a gravidade de usarmos as sarjetas para despejar resíduos, sólidos ou líquidos, porque as águas pluviais não são canalizadas para as ETARs.
Lembrar a todos que as águas que não são tratadas nas ETARs vão diretamente para o mar e, com elas, todo o lixo que transportam.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Escola secundária Alfredo dos Reis Silveira.
Morada : Av.25 de abril, Torre da Marinha – 2840 – 400 , Seixal
Professora: Marisa Silva
Disciplina de Educação Visual
Turma 9ºE - 20 alunos com idade média de 14 anos.
O desenvolvimento dos trabalhos foi realizado no período do ensino à distância. A primeira fase do trabalho consistiu numa pesquisa sobre o circuito das águas pluviais, em que cada aluno realizou a sua pesquisa e produziu uma pequena apresentação. Após a pesquisa teve início a fase de apresentação de ideias/ esboços. No decorrer das sessões síncronas eram partilhados todos os trabalhos e, de seguida, sujeitos a análise por parte do grupo turma. Nestas sessões eram sugeridos caminhos para a continuação do desenvolvimento das ideias que seriam apresentados na semana seguinte. Foi com este processo contínuo de partilha e participação coletiva que os alunos foram concretizando os seus projetos e que no final foi eleito o trabalho da Aluna Ana Santana da turma do 9º E.
O desenho está realizado à escala:1/8 (aproximadamente).

Fase II - Escola: execução