O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2021

Escola Básica António Dias Simões (Ovar)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
A imagem selecionada foi desenvolvida por uma aluna do 6º ano, em aulas à distância na disciplina de Educação Visual. Foram utilizados materiais básicos de desenho e de pintura, aplicando conhecimentos dos conteúdos desenvolvidos nesta disciplina. A aluna pretende através dos elementos gráficos e cromáticos empregues, representar sensibilidade, harmonia, beleza e ao mesmo tempo a fragilidade do ecossistema marinho. O desenho representa espécies marinhas, guardiãs de uma “porta” de entrada do seu habitat, o seu objetivo é comunicar visualmente, criando no observador curiosidade e reflexão. O uso da cor foi utilizada intencionalmente, em contraste com o suporte e os elementos construtivos que envolvem as sarjetas/sumidouros.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
O Desafio "O Mar Começa Aqui" foi realizado de forma não presencial, por cinco turmas do 5º e 6º anos (118 alunos).
Nesta atividade foi utilizada a metodologia sugerida bem como a metodologia de trabalho de projeto da disciplina. Foram desenvolvidas várias atividades de sensibilização para a preservação do ambiente, realizadas pesquisas e debates acerca da problemática que a biodiversidade marinha vive atualmente, identificando as causas e consequências bem como a necessidade de preservar os oceanos.
Depois de se fazer a proposta às turmas e de se realçar as consequências da incorreta deposição de resíduos nas sarjetas e os seus impactes negativos nos ecossistemas marinhos, os alunos, estudaram o espaço a intervir (fotos), fizeram esboços dos elementos que queriam representar, com base na pesquisa de imagens da fauna e flora deste ecossistema, criaram composições visuais apelativas, onde a mensagem e a sensibilização para o problema era o objetivo central.
Para a sua concretização, utilizaram vários tipos de materiais riscadores e diferentes técnicas de desenho e pintura.
Todas as propostas foram apreciadas e selecionadas por um júri constituído por professores e alunos da escola.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências