O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2021

Escola de Serviços e Comércio do Oeste - ESCO (Torres Vedras)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
O meu trabalho foi baseado na poluição marítima principalmente de plásticos, usei tonalidades de azul para contrastar com o alcatrão e também dar a perceber que se trata do mar. Tive a ideia dos plásticos pois é algo que há em demasia, coloquei uma corda também para simbolizar as redes deixadas á deriva, em que muitos animais ficam presos acabando por morrer. Decidi também, não colocar peixes pois é algo que é muito comum assim pus uma tartaruga e uma estrela, também azuis, para não fugir muito da cor principal. Também fiz o desenho com uma forma semelhante a uma poça para simbolizar a água e o mar.
Tinha em mente usar apenas pinceis e tintas e fazer o desenho à vista. Apenas na frase "o mar começa aqui" usaria um stencil, excluindo a palavra "Mar" que iria desenhar mais à mão livre de forma a chamar mais à atenção.
Cristiana Silva da Fonseca (turma A8 / Curso Animador Sociocultural)

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Identificação da escola
Escola de Serviços e Comércio do Oeste
Identificação do professor coordenador da atividade
André Ramos da Silva
Número, idade e ano de escolaridade dos alunos
24 alunos entre os 15 e os 17 anos de idade do 1º ano do Curso Profissional de Animador Sociocultural.
Síntese das várias fases do projeto
Após uma apresentação do projeto, no âmbito da UFCD 4266 – Comunicação Visual, e a recolha da disposição da turma para participar no mesmo, os alunos puderam ver exemplos de obras criadas a partir de lixo de artistas como: Bordallo II, Vik Muniz e Jane Perkins; excertos de documentários sobre o tema, como “Lixo Extraordinário” de Lucy Walker, João Jardim e Karen Harley, entre outras obras de referência.
Partiram depois para a criação e um moodboard para poderem recolher referências no que respeita a cores, padrões, texturas, composições e imagens que pudessem mais tarde vir a utilizar na composição plástica final.
Após a composição do moodboard, partiram para a construção da composição final com base numa grelha de sarjeta tipo. A entrega desta imagem foi acompanhada de uma memória descritiva que descrevia as opções pictóricas tomadas, bem como os materiais e técnicas a utilizar na sua execução.
Depois de apresentados todos os projetos, os alunos foram convidados a votar no seu projeto preferido através de um formulário online, tendo sido eleito como o favorito da turma o projeto da aluna Cristiana Fonseca.

Fase II - Escola: execução

Foto final para concurso, com a sarjeta pintada:

Outras fotos de execução da pintura:

Coordenadas da localização da pintura:
-9.264929
39.105188

Localização da pintura:
Rua da Liberdade, N.º4 - Hilarião
2560-374 Torres Vedras
Coordenadas GPS: 39.105188, -9.264929