O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2021

Escola Básica e Secundária da Calheta (Açores) (Calheta (Açores))

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
O Projeto é inspirado no meio que me rodeia enquanto habitante de uma ilha: A ilha de São Jorge.
Tem como objetivo sensibilizar a comunidade escolar para a importância de reciclar, em colocar os resíduos no ecoponto certo, uma vez que estes, acabam por vir parar ao mar prejudicando as nossas espécies.
Nesta imagem a palavra “Mar” está pintada de castanho, cor que representa esta ilha. Estão representadas as espécies marinhas que habitam e que aparecem sazonalmente no mar, que ornamentam e tanto caraterizam o meio envolvente: baleia (Balaenoptera musculus), chicharros - mais conhecidos por carapau pequeno (Trachurus trachurus), cavalo marinho (Hippocampus guttulatus), peixe-cão (Bodianus scrofa) e as tão famosas lapas bravas (Patella aspera ) e as lapas mansas (Patella candei).
Representei também, alguns elementos (lixo) que entram nas sarjetas e que acabam por vir parar à nossa orla costeira: plásticos, metais, restos de redes piscatórias, etc..

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Identificação da Escola: Escola Básica e Secundária da Calheta, São Jorge - Açores
Professora Coordenadora da Atividade: Rita Gonçalves
Nome da aluna: Sofia Azevedo, 15 anos, 8º ano de escolaridade.
Este projeto foi apresentado pela coordenadra Eco-Escola durante um concelho Eco-Escola, o qual foi recebido com grande agrado por todos os elementos presentes. Posteriormente, o município onde se localiza a nossa escola fez a sua inscrição no projeto, e seguidamente, a nossa escola, também, efetuou a sua.
Os alunos envolvidos foram sensibilizados sobre o objetivo e a finalidade mencionados neste projeto, e alertados para o facto de privilegiarem as espécies autóctones, uma vez que estamos num local onde estas abundam.
As fases seguintes serão delineadas e coordenadas junto com o município e a nossa escola.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências