O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2021

Escola EB 2,3 de Carregosa (Oliveira de Azeméis)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
A imagem escolhida representa a fusão entre o plástico e a vida aquática. É como se uma nova espécie tivesse surgido nos nossos oceanos. De facto, a imagem é bem elucidativa da tomada de consciência pela autora, de que o plástico entrou nas nossas cadeias alimentares aquáticas o que terá graves consequências para todos nós. A imagem, sendo bastante apelativa, funcionará como um grito de socorro das espécies marinhas, que sensibilizará quem por aquela sarjeta passar.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Escola E.B. 1,2,3 de Carregosa
Professora Coordenadora: Helena Maria da Silva Costa Marques
1ª FASE: A motivação
No decurso da lecionação da temática "As catástrofes e o equilíbrio dos ecossistemas", na disciplina de Ciências Naturais do 8º ano de escolaridade, foi proposto aos alunos (um grupo de 35 alunos, entre os 13 e 14 anos) a visualização do filme "Oceano de Plástico" para consciência da problemática da poluição aquática.
2ªFASE: O debate e a reflexão
Nesta fase era objetivo a tomada de consciência e a interiorização das gravíssimas consequências da poluição causada pelo plástico nos oceanos. Os alunos responderam a um formulário criado para o efeito no sentido de reterem conhecimento de uma forma mais concreta sobre este assunto. Esta fase foi trabalhada em parceria com a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento.
3ªFASE: A concretização
Após o choque que os alunos tiveram ao perceberem as quantidades absurdas de plástico que as espécies marinhas consumiam, foi-lhes lançado o desafio de projetarem imagens criativas que pudessem ser pintadas nas sarjetas da escola e da sua envolvência, para sensibilização da comunidade para a ideia de que tudo o que cai ao chão pode ir parar ao mar. Assim, em parceria com a disciplina de Educação Visual, foram trabalhados vários projetos, sob orientação da docente desta disciplina, a qual aproveitou a atividade para lecionar os conteúdos planificados sobre Design.
4ªFASE: A seleção
Dado que toda a atividade se desenvolveu na realidade de Ensino à Distância, não foi possível criar um concurso interno para seleção do desenho vencedor. Assim, os docentes envolvidos reuniram e com base em critérios unanimemente definidos, selecionaram aquele que consideraram ser o melhor.
CONCLUSÃO: A atividade "O mar começa aqui" foi, pois, concretizada com um espírito de interdisciplinaridade, tendo funcionado em pleno.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências