O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2021

Escola Básica Júlio Dinis (Vila Nova de Gaia)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
Escola Básica Júlio Dinis – Grijó, Vila Nova de Gaia
Coordenador da atividade: Paulo Amorim
A imagem apresentada representa o Oceano a engolir uma sarjeta. Desde a superfície ao seu fundo, o oceano é habitado por uma diversidade muito grande de seres vivos. Este é o seu meio e por isso todos eles estão caracterizados por um sorriso de felicidade e apelo à preservação deste ecossistema. Em contraste, no centro está a sarjeta com três exemplos de resíduos que frequentemente podemos encontrar (cotonetes, pontas de cigarros e sacos de plástico.
Como figura central temos a sarjeta que está rodeada por um fundo azul em forma de “Ondas do Mar”. Por cima do fundo azul, a flutuar nas ondas do mar, é apresentado um conjunto de seres vivos que habitam os oceanos.
Na parte superior e da esquerda para a direita aparece uma Concha Marinha, um peixe e uma Estrela-do-Mar. Nesta mesma zona aparece a frase “O Mar Começa Aqui”, escrita de uma forma trémula a simular as bolhas de oxigénio que o mar acolhe. Na parte inferior da imagem, surgem outros seres vivos. Desta vez aparece a Raia, a Tartaruga e o Polvo. Nesta zona aparece também uma frase retirada de um dos trabalhos apresentados “O que no chão cai, para aqui vai…”.
No canto inferior esquerdo aparece o símbolo do Eco-Escolas e no canto superior direito o símbolo do nosso agrupamento.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Escola Básica Júlio Dinis – Grijó, Vila Nova de Gaia
Coordenador da atividade: Paulo Amorim
Alunos: 2º Ciclo (173 alunos), do 10 aos 12 anos de idade
A ideia de participar no projeto surgiu na comemoração do Dia Nacional do Mar a 16 de Novembro, quando os alunos da escola assistiram a uma palestra dada pelo CIIMAR (Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental) de Matosinhos, sobre o tema “Mar de Plásticos” e a exposição no átrio da escola de esculturas construídas com plásticos recolhidos nas praias. Mais tarde, o projeto foi apresentado ao Conselho Eco-Escolas e foi sugerida a participação dos alunos do 5º e 6º ano na atividade “O Mar Começa Aqui…”.
O coordenador Eco-Escolas realizou a inscrição da atividade na plataforma da ABAE e estabeleceu o contato com a Câmara Municipal para obter mais informação e solicitar ajuda para participar no projeto. Entretanto foi apresentada a proposta de trabalho aos professores de Educação Visual (EV) da escola e estes, já em tempo de confinamento e ensino à distância, articularam e planificaram com os alunos das suas turmas a execução da proposta de trabalho, que serviu como elemento de avaliação à disciplina.
Sob a orientação dos professores de EV, os alunos apresentaram o produto final do seu trabalho no final de março. Houve uma boa adesão e surgiram trabalhos com qualidade, sendo que os professores de EV escolheram os melhores trabalhos de cada turma e apresentaram ao coordenador para uma decisão final.
Com uma decisão difícil, já no retorno ao ensino presencial, reuniram-se os alunos dos cinco melhores trabalhos e em colaboração, os alunos foram buscar parte da inspiração dos seus trabalhos e reuniram essa informação num só trabalho que ficou concluído no dia 06/04/2021.

Fase II - Escola: execução

Foto final para concurso, com a sarjeta pintada:

Outras fotos de execução da pintura:

Coordenadas da localização da pintura:
-8.576825
41.028296

Localização da pintura:
A sarjeta localiza-se mesmo ao lado do portão de entrada principal da nossa escola, num local destinado à paragem de autocarros.