O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2021

Escola Sec. Francisco Franco (Funchal)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
A presente imagem é inspirada na Tartaruga-Boba. Embora não seja uma espécie autóctone, é visita frequente da costa portuguesa inclusive do Arquipélago da Madeira, sendo um motivo de atração turística, mas também de preocupação, sempre que alguma aparece presa em redes de pesca, ou em outros resíduos, tal com já aconteceu junto á Deserta Grande.
O saco preso no pescoço da tartaruga representa precisamente o impacto nefasto que a presença de lixo, nomeadamente o plástico, têm na fauna marítima.
O desenho, elaborado numa folha A4, será posteriormente replicado num local da escola já definido. A dimensão real é de 81cm de altura e 338 cm de base.
O presente trabalho é da autoria da aluna Daniella Basílio.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Escola Secundária de Francisco Franco
Coordenadora da atividade: Prof. Vera Andrade
N.º de participantes: 2
Idades: 16
Ano e turma: 11º 33
Fase 1- Promoção da atividade: foi divulgada junto de todos os alunos da escola através do email oficial. Verificaram-se apenas duas inscrições e quase todo o trabalho foi orientado e dinamizado em ensino à distância.
Fase 2- Regulamento: levou-se a cabo junto das alunas participantes, uma análise pormenorizada dos objetivos e regulamento da atividade.
Fase 3- Pesquisa/investigação sobre a poluição marinha destacando-se o impacto da presença de lixo no mar e de como este vai parar aos oceanos.
Fase 4 - Escolha do local para a execução da FASE 2 - CONCRETIZAÇÃO: neste momento do trabalho teve-se o cuidado de escolher um lugar da escola por onde todos os alunos e até professores passassem diariamente. Esta decisão foi tomada com a colaboração do Conselho Executivo.
Fase 5 - Elaboração do desenho: nesta parte do trabalho as discentes tiveram em conta a temática da atividade, bem como as dimensões reais do local onde a imagem será pintada.
Fase 6 - Apuramento do desenho representante da escola: para se encontrar um vencedor teve-se como critérios o cumprimento do regulamento e a originalidade/criatividade. A decisão ficou a cargo do Conselho Eco-Escolas.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências