O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2021

Escola EB1/JI Monte - Guardizela (Guimarães)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
No âmbito do Concurso Nacional “ O mar começa aqui” 2020-2021 promovido pela Associação Bandeira Azul
da Europa, as docentes coordenadoras do projeto Eco-Escolas na Escola EB1/JI Monte Guardizela, Rosa Maria
Machado da Silva e Balbina do Rosário Abreu após discussão no Conselho Eco-Escolas, reuniram com as
professoras deste estabelecimento para informar as regras de participação neste concurso.
Na sequência da execução do desafio, apresentámos uma proposta de atividade em desenho, ilustrado com
imagens, com a aplicação de técnicas e seleção de cores, para dar resposta ao tema e destinada a um público-
alvo que inclui comunidade escolar e outros utentes que se deslocam na rua onde está localizada a escola.
Assim, cada professora/educadora sensibilizou a sua turma/grupo para a produção de desenhos alusivos ao
tema: “O mar começa aqui”. A ideia trabalhada e ilustrada nas imagens é “trazer a vida do mar para terra” para
mostrar que tudo o que entra no sumidouro vai para o MAR e tem implicações no ambiente marinho, e no
futuro de todos. Para executar a ideia, o sumidouro está representado no centro do desenho e à volta uma
mancha de cor azul, para dar a ideia de Mar com os peixes a tentar respirar no meio da poluição, representada
pelos cinzentos. O projeto “O Mar Começa Aqui”, pretende transmitir uma mensagem de sensibilização e alerta
aos alunos e comunidade, para a urgência de melhoria de comportamentos ambientais em todas as atividades
diárias (como por ex. o gesto de deitar lixo para o chão), que terão uma consequência/implicação direta no
oceano e consequentemente na nossa vida e, ao mesmo tempo chamar a atenção para algo em que ninguém
repara, nem sabe a sua importância na vida marinha, o sumidouro, usando para esse efeito a expressão
plástica.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Identificação da escola: EB1/JI de Monte Guardizela - Guimarães
Identificação do coordenador: Rosa Maria Correia Machado da Silva
Identificação do aluno: número 4 , idade: 8 anos, ano de escolaridade: 3.º ano
Síntese das várias fases do projeto:
Etapas/ fases do Trabalho
1. Motivação para o projeto com projeção de alguns vídeos sobre o ciclo da água;
2. Sensibilização para a importância dos sumidouros e sarjetas como órgãos das redes de águas pluviais, e
essenciais por encaminharem a água para a rede;
3. O percurso do lixo nas sarjetas e destino final;
4. Execução de vários projetos e criação de imagens apelativas, para chamar a atenção para algo em que
ninguém repara, o sumidouro e melhorar o seu aspeto, que estava vandalizado;
6. Apresentação dos trabalhos dos alunos e seleção do trabalho final.
A Escola EB/JI de Monte Guardizela espera que, a presente memória descritiva, espelhe o trabalho simples e
criativo das nossas crianças, enviado até vós na plataforma Eco - Escolas. Daremos assim procedimento ao
inicio das pinturas para dar a conhecer a toda a comunidade escolar e toda a Comunidade local.
Coordenadora Eco-Escolas: Rosa Maria Correia Machado da Silva e Balbina do Rosário Abreu
Professoras: Rosa Maria Machado da Silva, Balbina Abreu , Cidália Silva, Adelaide Silva, Rosa
Lopes,.
Todas as crianças do grupo Pré-Escolar e todos os alunos das turmas do 1.º Ciclo do Ensino Básico.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências