O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2021

Escola EB 2,3 Dr. Eduardo Brazão de Castro (Antiga EB 2,3 S. Roque) (Funchal)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
Este trabalho surge no âmbito de uma interdisciplinaridade entre Ciências Naturais, Matemática e Educação Visual. O seu principal objetivo foi realizar uma imagem apelativa que influenciasse os transeuntes nos seus comportamentos.
Abraçando o desafio “O Mar Começa Aqui“ lançado pelo eco-escolas dá-se início à criação artística.
A baleia que pelo seu tamanho é considerada por alguns a Rainha do Mar, foi a escolhida para dar voz a este projeto. O animal, no seu imenso oceano, vem à tona respirar e verifica-se o seu olhar aflitivo por estar rodeada de lixo. Simultaneamente este lixo representa o lixo que entra na sarjeta levado pelas águas pluviais.
O tamanho da letra usada na frase O Mar Começa Aqui, é irregular dando-se ênfase à palavra “Aqui” como uma chamada de atenção para o facto de que o lixo que entra na sarjeta vai ter ao mar.
A cor predominante é o azul que representa a água, o mar, o oceano.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Escola Dr. Eduardo Brazão de Castro
Professor coordenador da atividade: Isabel Galvão
40 alunos de 8.º ano participaram no projeto, as suas idades situam-se entre os 12 e os 16 anos
No dia 13 de janeiro a coordenadora do Eco-Escolas (professora Iolanda Fernandes) recebeu o email da ABAE informando da abertura das inscrições para o município, e para as escolas, no projeto “O mar começa aqui”. No dia seguinte a divisão da Educação da Câmara Municipal do Funchal mandou também email a informar que o Município do Funchal tinha aderido ao desafio.
Posteriormente a coordenadora contactou a professora Isabel Galvão para saber do seu interesse e possibilidade de dar seguimento ao projeto iniciado no ano letivo anterior.
O Município do Funchal, devido às contingências impostas pelo contexto pandémico Covid-19, não conseguiu dar continuidade à implementação do projeto nas escolas no ano de 2020, conforme previsto e por esse motivo o trabalho realizado por nós não foi concluído no ano letivo anterior.
Por forma a valorizar o trabalho já elaborado pelos alunos e dado que os mesmos ainda estão a frequentar a nossa escola decidimos manter o trabalho realizado no ano anterior de modo a concluí-lo este ano caso a situação pandémica o permita. Além disso as escolas na região Autónoma da Madeira estão desde o dia 4 de janeiro de 2021 a funcionar na modalidade de ensino à distância pelo que o apoio direto do professor de Educação Visual é mais difícil.
A inscrição da nossa Escola foi submetida no dia 11 fevereiro.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências