O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2021

Escola Básica Engº Fernando Pinto de Oliveira (Matosinhos)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
O MAR COMEÇA AQUI
No desenho, eu retrato vários tipos de resíduos que são normalmente encontrados no fundo dos oceanos ou na costa de uma praia. No meio deles encontra-se um crânio humano que exprime a morte, pois a poluição das águas provoca mais de 500 000 mortes anuais a nível mundial por diarreia e transmite doenças como a cólera, disenteria, febre, tifoide e poliomielite, devido às bactérias, vírus, parasitas, fertilizantes, plásticos, resíduos fecais e até substâncias radioativas.
Por baixo da lata de resíduos radioativos, encontra-se um telemóvel, este representa os media e as redes sociais, pois cada dia vimos pessoas a publicar avisos para não poluir o oceano e, no entanto, em alguns casos essas mesmas pessoas deitam resíduos ao chão e não dão a mínima quando vêm um pedaço de lixo a “andar” pelo pavimento.
Em resumo, o mais importante é tentar a todo o custo colocar os resíduos no ecoponto indicado, para estes não acabarem no fundo do mar.
A escala do desenho é 1:2 em relação à sarjeta.
Margarida Covas, Turma do 8ºA da Escola Básica Eng. Fernando Pinto de Oliveira

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Escola Básica Eng. Fernando Pinto de Oliveira (EBEFPO - Leça da Palmeira)
O desafio foi-nos colocado pela ABAE, através da Câmara Municipal de Matosinhos. O coordenador do Programa Eco-Escolas da EBEFPO apresentou-o às áreas disciplinares de Educação Visual e de Ciências Naturais, que o aceitaram como um projeto de articulação curricular a ser desenvolvido em sete turmas do 8ºano de escolaridade, um total de 165 alunos com idade entre os 12 e os 14 anos. A sensibilização dos alunos e a elaboração da memória descritiva realizou-se em Ciências Naturais e a elaboração do desenho em Educação Visual.
Numa primeira fase, foi selecionado um trabalho em cada uma das turmas. Numa segunda fase, os trabalhos selecionados por turma foram colocados a votação para se escolher o trabalho a ser pintado numa sarjeta no exterior da escola. Foram convidados a participar na votação todos os alunos dos 2º e 3º ciclos e os docentes do Agrupamento. A votação foi concluída com um total de 178 votos, tendo sido selecionado o trabalho agora enviado.
No projeto colaboraram três professores de Educação Visual e quatro de Ciências Naturais, tendo sido coordenados pelo coordenador do Programa Eco-Escolas da EBEFPO.
Manuel Barreiro
(Coordenador do Programa Eco-Escolas)

Fase II - Escola: execução

Foto final para concurso, com a sarjeta pintada:

Outras fotos de execução da pintura:

Coordenadas da localização da pintura:
41.197655, -8.701495 (ver a localização no mapa)

Localização da pintura:
A pintura localiza-se na sarjeta do lado norte da passadeira, em frente à entrada da Escola Eng. Fernando Pinto de Oliveira.
Nota: recentemente realizaram-se obras para criar uma lomba na passadeira, reduzindo a velocidade dos veículos em frente à escola. Estas obras deslocaram a sarjeta selecionada para a pintura. Por este motivo, as imagens do Google Maps ainda colocam a sarjeta na anterior localização.