O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2021

Escola EB 2,3 do Caniço (Santa Cruz)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
ESCOLA BÁSICA DO 2º E 3º CICLOS DO CANIÇO
•Relativamente a este projeto, a escola apresenta o desenho/proposta de imagem selecionado que pretende reproduzir nas sarjetas/sumidouros.
•O protótipo de imagem referido inclui a relação e dimensão entre a pintura e a sarjeta/sumidouro. Engloba neste a frase “O mar começa aqui” e integra os logótipos do projeto e do Eco-Escolas (fornecidos pela ABAE) e ainda o da escola.
•Na proposta apresentada evidenciam-se os elementos marinhos em interação com o meio aquático num conjunto de cores vibrantes exibindo um ambiente natural. Pretende-se com a imagem transmitir um alerta para o cuidado a ter na limpeza das sarjetas e consequente proteção dos oceanos.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
ESCOLA BÁSICA DO 2º E 3º CICLOS DO CANIÇO
•Este projeto foi desenvolvido nalgumas turmas de quinto e sétimo ano de escolaridade a convite dos coordenadores do projeto Eco-Escolas deste estabelecimento de ensino.
•Procurou-se sensibilizar os alunos para a necessidade de preservar os ecossistemas e a biodiversidade em geral. Pretendeu-se também alertar para a qualidade da água doce e salgada em particular, bem como, prevenir para a problemática do lixo/poluentes e suas consequências no ambiente.
•Apresentada a temática “o mar começa aqui”, passou-se ao debate e pesquisa de ideias, observação e medição de sarjetas, visualização de imagens e vídeos sobre o ambiente marinho. Incentivou-se os discentes para uma cidadania ativa estimulando os jovens a passar a mensagem a toda a comunidade educativa: de que “Tudo o que cai no chão, vai parar ao mar”.
•Os alunos desenvolveram projetos individuais, apresentando as suas sugestões criativas em composições gráficas com representação da sarjeta e sua envolvência estética e informativa.
Trabalho elaborado pela aluna:
Ana Isabel Fernandes Rodrigues, número dois, 10 anos, 5ºano de escolaridade
Professora: Magda Nunes

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências