O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2021

Escola EB 2,3 Dr. João de Barros (Figueira da Foz)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
O desenho é composto por vários elementos de caracter simbólico. Assim, para caracterizar o mar e toda a biodiversidade marinha estão representados três elementos: a tartaruga, a estrela-do-mar e o búzio. A problemática dos detritos que terminam no mar estão caracterizados pelos cotonetes, palhinhas e plásticos. A água do oceano está exibida pelos tons de azul que, não está a entrar pela sargeta, mas sim a sair! e termina nuns tons de amarelo que pretende representar os extensos areais que caracterizam as praias da Figueira da Foz. Por fim, o pormenor do “O” da frase “O mar começa aqui” exibe o sol da Figueira.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
O desafio foi proposto à turma “D” do 9.º ano de escolaridade na disciplina de educação visual, sendo da responsabilidade do professor Manuel Cunha.
Numa primeira abordagem, os alunos foram motivados para a problemática da contaminação das linhas de água da rede hidrográfica e consequente poluição marinha através de ações, muitas vezes irrefletidas, do ser humano.
De seguida tomaram consciência das consequências dessas ações para a vida biodiversidade marinha.
A partir desta motivação os alunos deram largas à sua imaginação e criatividade e elaboraram os seus projetos individuais. Os trabalhos foram produzidos em folha de papel cavalinho e utilizadas diversas técnicas de pintura. Durante este processo foram aplicados diversos conteúdos específicos da disciplina de educação visual.
Depois dos projetos realizados procedeu-se, pelos alunos da turma, à seleção do trabalho que deveria participar no concurso. No final decidiram escolher dois trabalhos que, na opinião dos alunos, se complementavam e resolveram elaborar um novo trabalho com as partes mais interessantes desses trabalhos. As autoras do trabalho final foram: Catarina Costa e Vitória Soares.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências