O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2021

Colégio de Amorim (Póvoa de Varzim)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
A imagem foi elaborada pela aluna do 6º ano de escolaridade (Matilde Pereira) e tem como objetivo representar uma das espécies autóctones mais representativa na comunidade piscatória da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde.
Desta forma, alerta-se para a necessidade da não deposição de resíduos no chão, de forma a não entrarem nos sumidouros e posteriormente nos cursos de água, destruindo inúmeras espécies essenciais para a nossa economia e alimentação.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Colégio de Amorim
Coordenadores: Hugo Sousa e Ricardo Ferreira
Aluna: Matilde Pereira, nº15, 6ºB
Inicialmente foi contactada a câmara da Póvoa de Varzim, com o intuito de se proceder à inscrição no projeto. Dado o aval, foi proposto aos alunos do 2º ciclo que apresentassem uma proposta que simbolizasse uma espécie capturada pelos pescadores dos municípios da Povoa e de Vila do Conde. Posto isto, foram apresentadas várias propostas que posteriormente foram votadas pela comunidade educativa. A mais votada foi a da aluna Matilde Pereira da turma do sexto ano de escolaridade que representa uma sardinha.
A partir deste projeto, nas aulas de Cidadania e de Desenvolvimento sensibilizou-se os alunos para a importância da separação de resíduos para posterior reciclagem, para a redução dos mesmos e para a sua reutilização, bem como para a preservação dos oceanos.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências