O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2021

Escola EB1/PE do Boliqueime (Funchal)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
A imagem apresentada revela a biodiversidade do mar da Ilha da Madeira (à volta da sarjeta), como o polvo, o golfinho, o cavalo-marinho, a alforreca, o tubarão e o lobo marinho. No centro do desenho, por cima da sarjeta, encontra-se representado o lixo que, posteriormente, é projetado para o mar.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
O MAR COMEÇA AQUI
Escola: EB1/PE do Boliqueime - Funchal
Coordenadora Eco-Escolas: Anabela Abreu
Ano de escolaridade: 4º ano - 36 alunos – 9/10 anos
O projeto foi apresentado aos alunos do 4º ano de escolaridade pela Coordenadora Eco-Escolas. Desde logo, os alunos manifestaram interesse e entusiasmo em participar no mesmo.
Inicialmente, foi feito um levantamento de espécies autóctones do mar da Madeira, falou-se da poluição marinha e da importância para a preservação da biodiversidade. O tema do ciclo da água foi também abordado, particularmente o ciclo da água urbano, de forma a contextualizar o tema do projeto e o simbolismo da pintura.
Após o debate de ideias, cada aluno deu asas à sua imaginação e realizou o seu desenho.
A imagem final escolhida representa o cuidado a ter com o lixo na via pública, pois “Tudo o que cai ao chão, vai parar ao mar”, bem como a necessidade de preservar os ecossistemas. Contém a frase “O mar começa aqui” e os logótipos do projeto e do Eco-Escolas.
A referida imagem destina-se a ser pintada junto a uma sarjeta de água pluvial, dentro da escola e/ou na sua envolvência.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências