O Mar Começa Aqui | Trabalhos

Centro de Atividades Ocupacionais do Porto Santo (Porto Santo)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
A imagem é um Lobo Marinho, que visitou o ano passado o areal do Porto Santo. Um episódio marcante para os residentes e turístas que queremos perpetuar na memória de todos. Tal só foi possível graças à qualidade da água dos nossos mares e à sensibilização constante, por parte das entidades locais, sobre o lixo marinho. A escala é de 1/3.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Centro de Atividades Ocupacionais do Porto Santo
Coordenadora: Carmo Freitas
Participantes: Márcia e Elsa 26 anos, Diogo 35, Manuela 40, Susana 43, Isabel 45. A maioria frequentou o 1º ciclo adaptado.
O CAO (Centro de Atividades Ocupacionais) do Porto Santo, tal como é do vosso conhecimento, é frequentado por estes seis utentes portadores de deficiência. Comemorou, no passado mês de abril, dez anos de existência e, desde sempre, participou no projeto Eco-Escola.
Ultimamente, tem vindo a dinamizar diversas atividades associadas ao lixo marinho, por isso, associou-se ao projeto “O Mar Começa Aqui”.
Recentemente realizou uma atividade que teve como ponto de partida o cartaz “Se largas em Terra vai parar ao Mar”. Ficaram tão sensibilizados que obrigaram os fumadores que, por norma deitavam as beatas na sarjeta ao pé das instalações, a criar um cinzeiro para recolher todas as beatas, evitando que as mesmas fossem para o mar.
Lançado o desafio de pintar a sarjeta que fica mesmo à nossa porta, todos foram quase unânimes em escolher o que iriam pintar. Nas férias Páscoa do ano passado, o Porto Santo recebeu, com alguma regularidade, no seu areal a visita de um lobo-marinho bebé. Este episódio foi muito marcante para os portosanteses e todos os turistas que se encontravam na ilha.
No Arquipélago da Madeira a principal colónia de lobos-marinhos Monachus monachus, mais conhecido no Mediterrâneo por Foca-monge, está localizada nas Ilhas Desertas, que são Reserva Natural e se localizam a sul-sudoeste desta ilha.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências