O Mar Começa Aqui | Trabalhos

Escola Básica Integrada/ JI D. Carlos I (Sintra)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
Memória descritiva do desenho – Leonor Garganta 8.ºH
No âmbito do projeto “O MAR COMEÇA AQUI”, foi lançado o desafio para a elaboração de um desenho para a pintar numa sarjeta, com o intuito de alertar a comunidade escolar para comportamentos preventivos do problema da poluição das águas.
Depois de alguma pesquisa, escolhi a tartaruga porque é um animal que me lembra a vida marinha e por ser um dos animais, que é mais afetado pela poluição dos mares.
A ideia que eu quis retratar foi, passar a mensagem de que o mar começa nesta sarjeta, logo a vida marinha também começa aqui!
Neste sentido, procurei demonstrar através da sobreposição destes elementos, o impacto que os resíduos têm quando entram nas sarjetas, afetando a vida marinha e toda a Natureza.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Identificação da Escola: Escola Básica D. Carlos I – Sintra
Professora Coordenadora da atividade: Elsa Florêncio
Participação de uma aluna: Leonor Fortes Garganta
Ano/Turma: 8.º H
Idade: 13 anos.
Síntese das várias fases do projeto:
Inicialmente este projeto foi proposto a um grupo de alunos que realizaram várias ilustrações. No final, houve uma votação, tendo sido o trabalho da aluna Leonor o vencedor.
1. Numa primeira fase, quando foi contextualizado o projeto “O MAR COMEÇA AQUI”, a aluna de imediato identificou-se com ele. Inicialmente fez uma pesquisa, tendencialmente por opção dela, sobre animais marinhos.
Também fez uma pesquisa sobre o ciclo de vida de alguns tipos de lixo.
2. Depois de escolher o animal que queria desenhar em papel, deparou-se com alguns problemas relativamente à falta de material que tinha disponível em casa. Solucionou-se, privilegiando-se os materiais a que tinha acesso.
3. Foram disponibilizadas as medidas reais da sarjeta para que estas fossem reduzidas à escala. Esta etapa tornou-se um pouco complicada, pois a aluna não conseguia perceber, nem aplicar as medidas.
4. Relativamente à combinação da estrutura fisiológica da tartaruga e às cores escolhidas, a aluna teve como objetivo tornar a pintura mais realista e atrativa, de modo a conseguir passar a mensagem pretendida para a comunidade educativa.
5. Foram ainda colocados os logótipos da Câmara Municipal de Sintra, da ABAE e do Eco-Escolas no trabalho da aluna, recorremos a um programa informático para o efeito.
6. No final, a aluna Leonor fez uma breve memória descritiva do seu trabalho .

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências