O Mar Começa Aqui | Trabalhos

Escola EB 2,3 Bernardino Machado Joane (Vila Nova de Famalicão)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
Aluno que executou esse desenho/maquete deu especial importância à água do mar. Nem sempre o mar está sereno e tranquilo, por isso optou por colocar o mar com alguma agitação e ondulação.
Podemos observar, na maquete, a areia amarela e uma estrela do mar que representam alguma serenidade e a calmaria da praia. É um local onde gostamos de estar e brincar.
Na parte superior encontramos o sol (luz) que representa a esperança, a beleza e o equilíbrio perfeito neste ambiente.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
A Coordenadora do projeto Eco-Escolas lançou este desafio aos alunos das turmas B e D do sétimo ano (45 alunos). Estes alunos têm entre 12 e 14 anos de idade e aceitaram o desafio com muito regozijo.
Inicialmente, este projeto iria ser realizado na disciplina de Educação Visual, no entanto devido à interrupção das aulas presenciais a partir do dia 13 de março, este projeto foi executado na disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação.
Os alunos seguiram as indicações dadas pela coordenadora do projeto Eco-Escolas, professora Cláudia Oliveira e pela docente Carla Gomes. Os alunos, inicialmente, realizaram um trabalho de pesquisa sobre o tema e posteriormente, em aula não presencial, mas utilizando a Plataforma Teams, executaram as maquetes numa aula síncrona.
O envolvimento de todos os alunos, na concretização deste projeto foi considerado muito satisfatório. Desta forma, os discentes puderam por em prática os conhecimentos adquiridos nas disciplinas curriculares; Compreender a necessidade de preservação dos ecossistemas e da biodiversidade em geral e da qualidade da água doce e salgada em particular; Educar para uma cidadania ativa incitando os jovens a passar a mensagem de que “Tudo o que cai no chão, vai parar ao mar” a toda a comunidade educativa; Estimular a criatividade dos alunos, através do desenvolvimento de competências e Implementar estratégias para a promoção da sustentabilidade.
As docentes responsáveis pela implementação deste projeto, selecionaram o trabalho vencedor (submetido a concurso).

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências