O Mar Começa Aqui | Trabalhos

Escola EB1 de Vila Nova de Monsarros (Anadia)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
"Para construir o meu trabalho reutilizei um saco de plástico para criar uma base impermeável (porque a ideia era colocar o trabalho no chão, junto à sarjeta e estava a chover. Utilizei também papel de embrulho azul e várias cores de cartolina.
Tentei representar um splash de água de mar, uma baleia, um peixe, estrela-do-mar, criaturas marinhas várias e algas! Tudo o que me faz lembrar o mar.
Usei cores alegres porque o mar para mim é felicidade." Duarte Baptista, 3.º ano EB1 VNM

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
EB1 de Vila Nova de Monsarros, Agrupamento de Escolas de Anadia.
Escola do 1.º Ciclo com 33 alunos, distribuídos por duas turmas.
Coodenador Eco-Escolas: André Brandão
Num contexto de E@D, com um contacto síncrono muito mais raro que o habitual, decidimos criar um pequeno vídeo (https://youtu.be/u0UMbYP5Rs4) que ajudasse os alunos a compreenderem a relação das sarjetas com o mar. A partir desse recurso, sensibilizámos os alunos para o problema do lixo nos oceanos e do contributo que os próprios poderiam dar no seu combate, mesmo a 35 km da costa. Foi então proposta a criação dos desenhos a pintar nas sarjetas, trabalhos esses que foram submetidos anonimamente no Google Forms e, posteriormente, submetidos a um júri constituído por todos os professores da escola (titulares de turma, apoio educativo, inglês e AEC).
O trabalho escolhido foi elaborado por um aluno do 3.º ano.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências