O Mar Começa Aqui | Trabalhos

Centro Escolar Salgueiro Maia (Santarém)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
O azul representa o mar, daí ter um lugar de destaque. A grelha onde irá ser pintada encontra-se enquadrada e a enguia é um dos peixes existentes no rio Tejo, rio que banha a nossa cidade.
O objetivo da imagem é alertar para o facto de que as sargetas têm como objetivo a recolha das águas pluviais, mas muitas vezes transportam consigo o que distraidamente atiramos para o chão, como por exemplo, beatas de cigarros ou plásticos, sujando a água que corre para o rio e que chega ao mar.
“Aqui começa o mar” e não queremos que cada sargeta seja um foco de poluição prejudicando ecossistemas dos rios e do mar.
Encontram-se também representados os logótipos do projeto e do Eco-Escolas (fornecidos pela ABAE).

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira - Centro Escolar Salgueiro Maia
Professora Coordenadora da atividade: Andresa Corga Vieira
Turma: 7
3º ano
Idade dos alunos: 8 anos
Nº de alunos 26
A adesão ao projeto “O mar começa aqui” foi proposta à comunidade escolar pelas coordenadoras do projeto Eco-Escolas, em conjunto com Autarquia. A comunidade educativa aderiu, houve por parte das professoras titulares de turma uma campanha de esclarecimento e de sensibilização para a correta deposição dos resíduos e prevenção da poluição da água doce e da água do mar.
O trabalho desenvolvido com os alunos culminou com a criação de diferentes propostas para pintura e decoração de uma sarjeta, evidenciando o mar a as espécies marinhas caraterísticas da nossa região, tendo sido selecionada uma.
Para o desenvolvimento da atividade de pintura “O mar começa aqui”, o Município irá disponibilizar à escola tintas de exterior ecológicas (inócuas para o ambiente). A pintura de sarjetas servirá de sensibilização da comunidade local para o facto de as águas pluviais arrastarem com elas vários tipos de resíduos nocivos, que culminam no mar.
Todo o processo de participação neste projeto, despertou nas crianças responsabilidade ambiental, incentivando-as para o desenvolvimento de ações e implementação de estratégias no âmbito da Educação para a Sustentabilidade, estimulando a sua criatividade, de forma lúdica e pedagógica.
No desenvolvimento deste projeto, foram vivenciadas pelos alunos experiências capazes de contribuir para o desenvolvimento do “Pensamento crítico e pensamento criativo”, da “Sensibilidade Estética e Artística”, das capacidades de “Informação e comunicação”, tão bem consideradas nas diversas áreas de competências do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências