O Mar Começa Aqui | Trabalhos

Escola Básica de Atouguia da Baleia (Peniche)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
Polvo, protetor dos mares e oceanos!
O polvo é, aqui, o protetor dos oceanos, que com os seus oito braços, neles recolhe, por um lado, o lixo, evitando que o mesmo chegue ao oceano, aqui tão perto, e, por outro, que com os seus braços abertos dá as boas vindas à água da chuva e cumprimenta quem passa, chamando a atenção para a importância da preservação dos oceanos, com um passo tão simples como não atirar lixo para a sarjeta ou sumidouro.
Representa, ainda o dinamismo do mar e da vida marinha!
Para além disso, o polvo é um exemplo a seguir pelo Homem, pois é dos poucos animais que aprende novas regras de conduta…

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Escola: Escola Básica de Atouguia da Baleia
Professora coordenadora da atividade: Maria da Fé Contente Pereira Agostinho
N.º de alunos participantes: 80 alunos do 5.º e 6.º Ano
Fases do projeto:
1.ª fase
. Pedido, à Câmara Municipal de Peniche, para inscrição no projeto.
. Adesão ao projeto, na página da ABAE.
. Reunião entre a CMP e os coordenadores eco-escolas das escolas do município, para aferição de interesse em participar, definição da possível localização das imagens e estabelecimento de outras dinâmicas e estratégias.
2.ª fase
. Divulgação do projeto na escola.
. Desenvolvimento de atividades letivas e de sensibilização, nas aulas de Ciências Naturais e de Cidadania e Desenvolvimento, sobre os animais marinhos, a preservação ambiental, nomeadamente da nossa costa, o ciclo da água e o ciclo urbano da água, o tempo de degradação dos resíduos, a contaminação das linhas de água, a rede hidrográfica, a poluição marinha e o impacto da poluição das águas doces e salgadas nos diversos ecossistemas.
Estas atividades foram desenvolvidas com o intuito de levar os alunos a compreender a necessidade de preservação dos ecossistemas e da biodiversidade em geral e da qualidade da água doce e salgada, em particular, educar para a cidadania ativa, incitando os jovens a passar a mensagem de que “tudo o que cai no chão, vai parar ao mar”, a toda a comunidade educativa, tal como referido nos objetivos principais deste projeto.
3.ª fase
. Elaboração das imagens, pelos alunos, para participação no concurso.
. Envio, pelos alunos, das imagens elaboradas (em fotografia).
4.ª fase
. Seleção das imagens elaboradas pelos alunos, para efetiva pintura nas sarjetas da escola, da zona envolvente da escola, da vila de Atouguia da Baleia e da cidade de Peniche.
. Seleção da imagem representativa da escola.
. Elaboração da memória descritiva e da memória do projeto, com base na descrição feita pelos alunos envolvidos.
. Submissão do projeto.
5.ª fase (a concluir)
. Realização das pinturas, em articulação com a autarquia e com a participação dos alunos;
. Envio de fotografias de uma das pinturas realizadas nas sarjetas/sumidouros;
. Divulgação do projeto através dos meios de comunicação da escola e do município, para sensibilização da população acerca da preservação dos oceanos.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências