O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2020

Escola Básica N.º 1 de Sobreira (Paredes)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
«Peixe na sarjeta»
O «Peixe na sarjeta» foi realizado com a missão de alertar os nossos cidadãos para o problema do lixo depositado nas sarjetas, o que mais tarde implicará a poluição dos oceanos, causando a morte a muitos seres marinhos.
Por isso, fiz este desenho de um peixe muito colorido para chamar a atenção de todos.
Não os deixemos morrer, vamos combater esta má atitude!

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Escola Básica n.º 1 de Sobreira
Professora titular da turma T1 AS - Carla Manuela da Rocha Alves
Aluna – Diana Moreira de Oliveira Dias da Silva, N.º 5, 7 anos, 1.º ano BS
Depois do desafio lançado pela minha professora, procurei lembrar-me da sarjeta, junto ao portão da minha escola e imaginei desenhar um peixe que se encaixasse lá, ao comprimento, e que chamasse a atenção de todos que lá passassem, para não deitarem lixo para o chão.
Após várias experiências de esquemas de animais marinhos diferentes, decidi utilizar uma imagem de um peixe inspirada nos meus animais favoritos do mundo aquático.
Na sua elaboração, tornou-se difícil definir toda a estrutura do meu peixe, por isso fiz alguns esboços. Depois de muitos, traços a lápis de carvão, apagar e voltar a desenhar, cheguei a uma imagem geral, encaixando a grelha da sarjeta no corpo do meu peixe….
Depois, peguei nos meus lápis de cor e pintei para que ficasse bonito. No final, contornei com um marcador preto para lhe dar mais realce. E assim cheguei a esta imagem final, que a meu ver se enquadra no que me foi pedido pela professora.
A maior dificuldade que tive neste trabalho foi escolher uma imagem de um animal capaz de transmitir a mensagem de que “O Mar Começa Aqui” e, ao mesmo tempo, criar-lhe um elemento de fácil identificação e que chamasse a atenção para o problema da poluição ambiental e de sensibilização à comunidade da minha escola.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências