O Mar Começa Aqui | Trabalhos

Escola Básica Marques Leitão (Gondomar)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
O autor deste desenho intitulado «Viagem ao fundo do mar» foi o aluno Vasco Monteiro de Castro que tem 14 anos de idade e frequenta o 8.º ano de escolaridade na Escola Básica Marques Leitão.
Esta imagem enquadra-se no âmbito do projeto «O Mar começa aqui», uma iniciativa do programa Eco-Escolas, e tem como principal objetivo a dinamização de uma campanha de sensibilização da comunidade para temas como o tempo de degradação dos resíduos e para a poluição marinha.
Deste modo, a imagem destina-se a ser pintada junto a uma sarjeta ou sumidouro de águas pluviais, dentro da escola e/ou na sua envolvência.
O desenho é constituído por imagens que sugerem o fundo do mar (à volta da sarjeta), contém a frase «O Mar começa aqui» e integra o logótipo do Eco-Escolas.
As cores utilizadas são cores fortes e vivas para chamar a atenção e simultaneamente recriar a riqueza e a variedade da vida marinha. No entanto, houve a preocupação de racionalizar as cores para reduzir os custos.
A imagem teve em consideração o tamanho aproximado de uma sarjeta comum (60 cm X 30 cm), tendo sido sugerida a seguinte escala: 100 cm = 20 cm, o que no desenho corresponderá a uma sarjeta com as seguintes dimensões (aproximadamente): 12 cm X 6 cm (comprimento X largura).
No próximo ano letivo, após a devida autorização do Eco-Escolas e da Câmara, as sarjetas dentro do recinto escolar (e eventualmente no espaço exterior) serão pintadas pelos alunos, concretizando a presente imagem.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
ESCOLA: Escola Básica Marques Leitão (Agrupamento de Escolas de Valbom)
PROFESSORA COORDENADORA DA ATIVIDADE: Judite Alexandrina Gasparinho Marques Pinto
ALUNOS ENVOLVIDOS: 8.º ano de escolaridade / 13-14 anos de idade
FASES DO PROJETO:
1. Criação da equipa Eco-Escolas na plataforma Teams.
2. Divulgação do projeto «O mar começa aqui».
3. Publicação das propostas de imagens pelos alunos.
4. Seleção de uma imagem pelo Conselho Eco-Escolas.
5. Concretização das pinturas.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências