O Mar Começa Aqui | Trabalhos

Escola Básica do 1º Ciclo com Pré-Escolar e Creche do Porto Santo (Porto Santo)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
Concurso “O MAR COMEÇA AQUI”
Memória Descritiva da Imagem:
Este desenho foi realizado pela aluna Regina Maria Vera Cruz Dias, 8 anos de idade, aluna da turma dos 2.º/3.º anos de escolaridade.
O suporte utilizado foi uma folha de papel cavalinho, formato A4, realizado na orientação horizontal.
As imagens foram primeiramente desenhadas com lápis de grafite e coloridas com tintas do tipo guache de várias cores, maioritariamente azul para nos recordar as profundezas do oceano e simultaneamente a imensidão do céu. Esta cor transmite-nos serenidade, tranquilidade e harmonia, precisamente aquelas qualidades que o ambiente natural teria se não fosse a intervenção humana que o perturba.
Estão representados alguns elementos da flora e da fauna autóctones, nomeadamente: um polvo, peixes de variadas espécies, algas e uma estrela do mar.
No oceano aparecem também alguns resíduos essencialmente sacos de plástico que se destacam pela sua cor branca, alertando-nos para a sua colocação no contentor correto (embalão), para que dessa forma não vão para o mar prejudicar as espécies e poluir o ambiente.
As letras do título “O Mar começa aqui” destacam-se no azul do céu, propositadamente manuscritas a preto simbolizando deste modo a tristeza da existência de poluição nos mares e nas nossas encostas, também aqui representadas a preto, poluição esta que irá sempre ter ao mar… O preto transmite ainda uma sensação de seriedade levando o observador a encarar esta temática muito a sério.
Para separar o mar do céu, a aluna usou uma barra negra para nos indicar que de facto existe uma linha bem definida entre um ambiente equilibrado e um poluído e cabe ao ser humano fazer essa diferenciação e não estragar o que a natureza lhe oferece gratuitamente.
E como não poderia deixar de ser, a Regina usou o amarelo para representar o nosso areal dourado que se estende a sul da ilha por 9 km. Na praia, nas proximidades da casa desenhou um pneu. A escolha deste tipo de resíduo não foi aleatória, pois é altamente nocivo para o ambiente e muitas destas partículas pequeníssimas acabam nos oceanos levadas desde as estradas pelas águas pluviais.
A ação humana no meio natural é representada pela moradia localizada na encosta.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Concurso “O MAR COMEÇA AQUI”
Memória Descritiva do Projeto:
O primeiro passo foi o lançamento do desafio pela equipa coordenadora do Programa Eco-Escolas, na EB1 com PE e Creche do Porto Santo localizada no município do Porto Santo. A turma dos 2.º/3.º anos lançou mãos à obra, depois de terem sido motivados para a problemática do arrastamento de resíduos sólidos e líquidos através das sarjetas e dos sumidouros e que posteriormente chegam ao mar, poluindo-o e prejudicando gravemente os seres que nele vivem.
Os alunos pesquisaram na internet e informaram-se junto dos familiares acerca das espécies autóctones que habitam no oceano que rodeia a ilha do Porto Santo.
Estas temáticas também foram abordadas em aulas síncronas com os alunos da turma.
Tentou-se que os alunos:
 Compreendessem a necessidade de preservar os ecossistemas e a biodiversidade;
 Interiorizassem a mensagem que “Tudo o que cai no chão, vai parar ao mar”;
 Estimulassem a criatividade, desenvolvendo competências na área da Expressão Plástica;
 Desenvolvessem capacidades para serem cidadãos ativos.
Numa primeira fase, foram selecionados 4 desenhos que cumpriam o estipulado no regulamento deste concurso. Foi muito difícil a escolha. No dia 13 de maio foi então eleito o desenho/imagem que representará a nossa escola neste concurso.
Identificação da escola: EB1 com PE e Creche do Porto Santo
Professoras coordenadoras da atividade: Margarida Vasconcelos e Paula Rodrigues
Turma: 2.º/3.º anos de escolaridade - 16 alunos com idades compreendidas entre os 8 e os 10 anos.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências