O Mar Começa Aqui | Trabalhos

Escola Básica do Zambujal (Sesimbra)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
A imagem que foi a votação e que supostamente seria pintada num sumidouro é composta por uma imagem de um peixe, atum albacora, que tem dentro dele muito lixo, tal como pode ser observado na imagem.
Contém uma frase apelativa e a imagem do mar.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
A Professora Coordenadora do Projeto Eco-Escolas da E.B. do Zambujal, Sesimbra,Professora Paula Gomes deu a conhecer à turma do 4º ano o projeto " O mar começa aqui"
Numa primeira fase. foi -lhes explicado os objetivos do projeto. Que teriam que elaborar um trabalho que apelasse à população o conhecimento de que o lixo que vai para os sumidouros vai escoar no mar. Assim os alunos começaram logo a pensar em frases e imagens apelativas.
Numa aula seguinte,pensaram no lixo que se pode encontrar nas praias e no mar e pesquisaram e visualizaram sites e filmes.
Na semana seguinte, decidiram o que iam fazer coletivamente e começaram a esboçar os desenhos.
A frase foi de imediato consensual, porque houve um aluno que gosta muito de escrever frases a rimar e disse a frase e os colegas adoraram e disseram que fazia sentido.
Nas semanas seguintes todos os alunos começaram a melhorar os seus desenhos, até que chegou o dia da votação.
Foi escolhido o desenho da aluna Patricia Rapaz Pinheiro nº 13 e tem 9 anos.
Se a escola decorresse normalmente, o que não acontece devido à Pandemia por Covid19,os sumidouros seriam pintados durante o mês de maio.
Coordenadora do Projeto Eco Escolas do Zambujal
Professora Paula Gomes

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências