O Mar Começa Aqui | Trabalhos

Escola Básica Infante D. Henrique (Viseu)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
O Mar começa aqui: Protege o que é nosso!
A pintura a colocar à volta dos sumidouros é feita com tinta branca, azul e verde (as cores do Programa Eco-Escolas), sobre o negro do asfalto. Sobre o fundo branco temos alguns elementos marinhos, como o peixe e as bolhas de ar, em tons de azul. O topo do recorte do fundo branco corresponde ao perfil da cidade de Viseu (cidade das 7 torres). Uma das bolhas de ar, junto do peixe, tem o logotipo da campanha “O mar começa aqui”. A complementar essa inscrição, no topo do sumidouro surge a frase “Protege o que é nosso!”. A pintura cria uma perspetiva tridimensional devido ao bordo azul e branco e inclui os logotipos do Programa Eco-Escolas e do Município de Viseu (parceiro nesta iniciativa)

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
O trabalho de sensibilização para as problemáticas associadas à contaminação das linhas de água e aos impactes da poluição das águas nos diversos ecossistemas iniciou no ano letivo transato. Desse trabalho surgiram as primeiras pinturas de sumidouros com tinta azul e branca, com o dizer “O oceano inicia aqui”. Essas pinturas perduram em dois sumidouros da escola, um sumidouro no parque de estacionamento da escola e dois sumidouros no Instituto Politécnico de Viseu (que presenteámos com essas pinturas, no âmbito da cooperação entre Eco-Escolas).
Este ano demos continuidade a essa sensibilização junto dos Delegados Ambientais de cada turma, através do lançamento do desafio de envio de propostas no âmbito da campanha “O mar começa aqui”.
Após o confinamento associado ao COVID-19, todos os alunos e Diretores de Turma receberam email de sensibilização para a campanha e para o envio de propostas.
Das propostas recebidas, os coordenadores da atividade escolheram o trabalho da aluna Mafalda Cunha, como trabalho a apresentar à campanha “O mar é começa aqui”

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências