O Mar Começa Aqui | Trabalhos

Centro Social de Bairro (Vila Nova de Famalicão)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
A cabeça do Polvo representa o Planeta Terra e os tentáculos representam a união das pessoas. Se cada pessoa cuidar do seu espaço, da sua rua, do seu lixo, a Terra ficará limpa e o Mar límpido... livre do lixo dos humanos.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Escola: Centro Social de Bairro, Concelho de V. N. de Famalicão
Prof Coordenador: Carolina Ribeiro Campos
Aluno vencedor da escola: Rodrigo Machado - 9 anos - 3º ano de escolaridade
1ª fase do projeto - os alunos fizeram uma caminhada na rua, donde está localizado o Centro Social, para observarem as sarjeta/sumidouro e para perceberem a sua função. Logo aí os alunos foram confrontados com sarjetas obstruídas de lixo. No fim da caminhada foi proposto aos alunos que descobrissem os sumidouros dentro do recinto do Centro Social, tendo - se deparado com outra realidade- sumidouros limpos.
2º fase do projeto: os alunos visualizaram o filme "Terror! O Lixo espalhado nos oceanos" , seguindo-se um debate sobre o mesmo e formas de combater a poluição marítima.
3ª fase: Os aluno foram desafiados a participar no projeto "O Mar começa aqui". A adesão foi elevada, mas logo de seguida as escolas foram encerradas. Quando os alunos foram de novo contactados para reiniciarem o projeto, a adesão não foi seguramente a mesma. Apenas 10 alunos responderam.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências