O Mar Começa Aqui | Trabalhos

Escola EB 2,3 Soeiro Pereira Gomes (Vila Franca de Xira)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
Na imagem a concurso estão representados diversas formas estilizadas de peixes, representativos dos existentes no estuário do Tejo.
De um lado, a imagem sugere peixes nadando num rio sem poluição, sugestão dada, também, pelas cores frias utilizadas, características de habitats aquáticos saudáveis e sem poluição.
De outro lado, e em contraste, e os peixes surgem representados apenas pelas suas espinhas, utilizando-se para esta zona do desenho cores neutras em tons predominantemente cinzas, que podem sugerir a existência de poluição, que originou a morte dos peixes.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Projeto - O mar começa aqui.
Agrupamentos de Escolas de Alhandra, Sobralinho e S. João dos Montes
Escola EB 2, 3 de Soeiro Pereira Gomes
Professora Fernanda Almeida
David Alexandre Romano Martins do 7ºH
Memória descritiva do projeto
Quando o Clube ACT se propôs participar neste projeto, fê-lo porque os alunos deste Clube estão profundamente sensibilizados e querem sensibilizar os colegas para as questões de conservação da natureza.
Logo desde o início, grande parte dos alunos do Clube abraçou o projeto e cada um deles criou a sua própria versão de decoração das sarjetas da escola e espaços envolventes. Este trabalho foi realizado com entusiasmo e perspetivando sempre a fase mais esperada, a da concretização da pintura, que se seguiria.
Numa primeira fase, os alunos mediram as sarjetas no pátio escolar e reduziram a escala, de forma utilizarem folhas A3, que depois foram fotocopiadas para servir de base aos desenhos.
Para a concretização dos projetos, os alunos pesquisaram seres vivos aquáticos, quer fluviais, quer marinhos, de acordo com as suas preferências e níveis etários. Os alunos sentiram a necessidade de ir alterando os desenhos, de cada vez que se foram apercebendo que o que estavam a desenhar no papel teria de ser passado para o plano do chão, onde se utilizariam materiais de pintura muito diferentes.
Os alunos construíram os seus desenhos para sensibilizar a comunidade escolar para a necessidade de ser mais proativa na forma como descarta o lixo no espaço escolar e fora dele.
Posteriormente, tomámos conhecimento de que só um dos desenhos poderia ser submetido a concurso. Foi com grande dificuldade que selecionámos um dos desenhos, dada a grande qualidade dos restantes trabalhos realizados.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências