O Mar Começa Aqui | Trabalhos

Escola Básica Fonte dos Escudeiros (Benavente)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
A imagem mostra-nos diferentes tipos de lixo que são deitados ao chão (beatas de cigarros, garrafa, o próprio conteúdo da garrafa) e, posteriormente, através das sarjetas/ sumidouros, vão entrar na rede de esgoto e terminar nos rios e no mar. Representa também algumas espécies que poderão vir a sofrer as consequências desses atos (peixes, estrelas do mar...)
Utilizando papel, lápis de cor, lápis de carvão e canetas de feltro, o aluno desenhou várias espécies marinhas, resíduos e idealizou a sua mensagem.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
O Desafio "O Mar Começa Aqui" foi realizado na Escola Básica Fonte dos Escudeiros, por 42 alunos do 3º e 4º Ano, com idades compreendidas entre os 8 e os 11 anos. O Projeto foi coordenado pela Professora Susana Mendes.
Ainda durante o período de aulas presenciais, foram desenvolvidas várias atividades de sensibilização para a preservação do ambiente, algumas das quais em parceria com a Câmara Municipal de Benavente.
Os 25 alunos do 4º ano, que participam também no "Projeto Rios", por a escola se situar junto à zona Ribeirinha de Samora Correia, fizeram a monitorização de outono do troço do Rio Almansor adotado pela escola e procederam à divulgação dos resultados da mesma, pelas restantes turmas da escola.
Estes alunos, levam a cabo várias vezes, ao longo do ano letivo, ações de limpeza da margem do rio e de sensibilização da população local para os desequilíbrios ambientais.
Nesta atividade foi realizada a metodologia de trabalho de projeto, uma vez que, dada a situação atual, não foi possível concluir o desafio nas aulas presenciais, devido ao período de confinamento em que nos encontramos.
Deste modo, as professoras solicitaram aos alunos que realizassem, em casa, o protótipo do desenho que gostariam de ver desenhado nas sarjetas/ sumidouros, tendo em conta as orientações constantes no regulamento do projeto.
Para motivação havia sido previamente visionado um filme sobre a quantidade de plástico existente no mar e posteriormente debatido, identificando as causas e consequências deste problema, para os animais marinhos.
Durante o período de aulas presenciais, haviam sido realizadas pesquisas e debates acerca da problemática que a biodiversidade marinha vive atualmente, bem como a necessidade de preservar os oceanos.
Os alunos passaram ao trabalho, através da realização de vários esboços.
Para a sua concretização, utilizaram vários tipos de materiais e realizaram os seus desenhos que, depois de finalizados, enviaram às respetivas professoras.
Todos os desenhos foram colocados à votação dos alunos das turmas e os selecionados, foram posteriormente apreciados e votados pelas professoras da Escola. Os dois desenhos escolhidos foram, por último, enviados ao setor do ambiente da Câmara Municipal de Benavente, que teve oportunidade de analisar e refletir sobre qual o desenho que mais facilmente se adequaria ao objetivo final do projeto, tendo a imagem acima recebido a preferência de todos os intervenientes.
Os trabalhos foram realizados nas disciplinas de Estudo do Meio e Educação para a cidadania e em Expressão Artística.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências