O Mar Começa Aqui | Trabalhos 2020

Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC) (Viana do Castelo)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
Com esta ilustração pretende-se estabelecer a relação entre dois ambientes (poluído /natural). Ao assumir a garrafa como a continuidade do peixe, tenciona-se demonstrar que os dois lados onde estão inseridos, são uma só realidade. O facto de o ambiente ser dividido em dois (lado limpo, lado sujo) possibilita uma melhor perceção do certo e do errado. Deste modo, tenciona-se chamar atenção aos problemas da poluição e dos seus efeitos no meio ambiente. A lata de refrigerante e o pedaço de plástico reforçam a ideia de poluição e demonstram a diversidade de lixo existente no mar. A frase “O mar começa aqui” localiza-se no lado limpo para simbolizar que os mares são naturalmente mais puros e que gradualmente vão se tornar semelhantes ao mar do lado sujo da imagem graças ao homem e a sua poluição.

Memória descritiva do projeto:
Este projeto foi realizado por Pedro Agostinho, 20 anos, número 22211, segundo ano do curso de Licenciatura em Design do produto da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. O projeto foi concretizado por parte do departamento gráfico, coordenado por Catarina Ribeiro do primeiro ano do curso de Mestrado de Design Integrado e Carlos Pereira do primeiro ano do curso de Mestrado de Design Integrado, do Núcleo de Design, coordenado por Pedro Carvalho do primeiro ano do curso de Mestrado de Design Integrado e Sandra Andrade do terceiro ano do curso de Licenciatura em Design do produto.
O projeto iniciou-se pelo esboço de várias ideias e experiências em papel que permitiram uma melhor compreensão dos diferentes parâmetros exigidos. De seguida, começou-se a organizar e estruturar com mais detalhe a ideia final. Após ser totalmente definida num formato analógico, procedeu-se a sua realização em formato digital. Foram executados alguns ajustes ao desenho para que fosse possível a concretização da imagem final.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências