O Mar Começa Aqui | Trabalhos

Escola EB de Cotovia (Sesimbra)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
Memória descritiva da imagem
O desenho representa um espadarte, símbolo da pesca desportiva nos anos 50 em Sesimbra, desenhado a lápis de carvão, com a envolvência de algas, foi ilustrado com canetas de feltro e corretor branco líquido. O contraste de cores é harmonioso e destaca-se o pormenor de um pequeno coração vermelho.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
A Escola Básica da Cotovia, integra o Agrupamento de Escolas de Sampaio e fica situado no Concelho de Sesimbra. É composto por duas salas de Jardim de Infância, com 49 crianças e nove salas do primeiro ciclo, com 191 alunos. Sendo o nosso Agrupamento uma Eco Escolas, o trabalho desenvolvido centra-se em práticas educativas ambientais.
- Alunos envolvidos no desafio: Todos os alunos do 1º ciclo, com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos.
- Professores Coordenadores: Florbela Martelo e Teresa Novo Rodrigues
A equipa de professores decidiu concorrer ao desafio O Mar começa aqui, com o objetivo de:
• incentivar toda a comunidade educativa a compreender a necessidade de preservação dos ecossistemas e da biodiversidade em geral e da qualidade da água doce e salgada em particular;
• educar para uma cidadania ativa, incitando as crianças e jovens a passar a mensagem a toda a comunidade educativa de que “Tudo o que cai no chão, vai parar ao mar”;
• estimular a criatividade dos alunos, através do desenvolvimento de competências em áreas como a expressão plástica
• implementar estratégias de cooperação escolas-autarquias para a promoção da sustentabilidade.
Primeiramente, foi proposto às famílias a participação no desafio "O mar começa aqui", explicando os objetivos pretendidos. Esse desafio envolveria a pintura de uma sarjeta, em parceria com a autarquia local, com o desenho que for selecionado.
Os critérios pedidos foram os seguintes:
• os alunos teriam que fazer um desenho de um animal/planta previamente escolhido, numa folha com imagem que representa a sarjeta;
• os desenhos para o projeto deviam ter apenas as cores: branco, amarelo, vermelho, azul e verde, pois serão as cores das tintas utilizadas para pintar na rua.
• Cada aluno realizaria um só desenho.
• Em cada turma seria eleito um e depois o corpo docente selecionaria o que melhor representaria a escola.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências