O Mar Começa Aqui | Trabalhos

Escola EB 2,3 Dr. António Augusto Louro (Seixal)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
MEMÓRIA DESCRITIVA DA IMAGEM
A professora de Educação Tecnológica enviou uma proposta de atividade para participarmos no projeto do EcoEscolas “O Mar Começa Aqui”.
O objetivo é, com o nosso trabalho, sensibilizar a comunidade escolar para não mandar lixo para o chão, porque tudo o que fica no chão acaba por ir para o mar, pelas sarjetas e sumidouros.
Pensei que podia fazer espécies animais naturais da minha zona que é o Seixal, onde temos o rio Judeu, que é um braço do rio Tejo. Para me inspirar, fiz uma pesquisa e escolhi o flamingo, o caranguejo, a tainha e outros. Pintei-os com as cores que têm na realidade. As plantas verdes representam o sapal. A mancha azul é a água do rio. Achei que podia ficar melhor se fosse um desenho colorido. Para a frase, escolhi um tipo de letra que se pudesse ler bem e pintei de dois tons de azul que representam o rio e o mar. Pintei com lápis de cor e contornei com marcador preto para realçar melhor o desenho.
Gostei de fazer este trabalho porque fiquei a conhecer melhor os animais do “nosso rio”, porque pude usar a minha criatividade, porque posso ajudar a que possa haver menos lixo no chão e menos poluição no mar e porque, como é um concurso, foi um desafio ainda maior.
Sofia Xia

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
MEMÓRIA DESCRITIVA DO PROJETO
Escola Básica Dr. António Augusto Louro
Professoras coordenadoras da atividade: Anabela Alves e Cláudia Mestre
Autora do desenho selecionado: Sofia Xia, n.º27 do 5.º ano de escolaridade da Turma A.
Idade: 10 anos
Fases do projeto:
- Sensibilização dos alunos em aula síncrona através de debate de ideias após consulta do guião da atividade;
- Após a realização da atividade, os alunos enviaram os trabalhos para os professores que a propuseram (disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica) e, de cada turma, foi feita a votação de qual seria a melhor proposta.
- Os professores das disciplinas referidas no ponto anterior e as coordenadoras da atividade, procederam à seleção da proposta que representaria a escola.
A atividade foi dinamizada durante a quarentena, portanto em ensino à distância.
Atividade “O Mar Começa Aqui”
Sabias que, quando chove, o percurso das águas da chuva (águas pluviais), é conduzido para canos subterrâneos através das sarjetas de passeio e sumidouros, onde flui para cursos naturais de água, lagos, rios, baías e mar?
Infelizmente, pelas sarjetas e sumidouros, não flui apenas água mas também lixo, como beatas de cigarros, garrafas, sacos, e muitos outros objetos de plástico.
É muito importante que a população esteja sensibilizada para as consequências que a incorreta deposição de resíduos tem nos ecossistemas terrestres e marinhos.
“Tudo o que cai no chão, vai parar ao mar.”
O Programa EcoEscolas e a disciplina de Educação Tecnológica têm um desafio para todos os alunos: sensibilizar a comunidade escolar, através de pinturas junto aos sumidouros da escola, partindo de um desenho realizado pelos alunos.
Devido ao problema do Coronavírus, neste ano letivo, ficaremos pela fase de desenho. As pinturas serão realizadas no próximo ano letivo.
Guião da atividade:
1. Se puderes, imprime o documento O MAR COMEÇA AQUI (em anexo). Se não for possível imprimir, observa o documento referido e procura transferi-lo para uma folha A4: desenha a linha vertical (passeio) e um retângulo de 7cm por 3 cm (sumidouro).
2. Observa os exemplos de pinturas junto de sumidouros sob o mesmo tema (em anexo).
3. Realiza no teu caderno um estudo para o desenho. Se o desenho incluir a representação de espécies marinhas, estas deverão ser, de preferência, espécies autóctones, ou seja, que são naturais da nossa região. Para te inspirares para este trabalho, podes pesquisar sobre:
- espécies marinhas autóctones do Estuário do Tejo (aves, peixes, bivalves);
- ciclo da água;
- tempo de degradação dos resíduos na Natureza.
4. O desenho deverá incluir a frase “O Mar Começa Aqui”.
5. Transfere o estudo feito no caderno para a folha A4. Aplica cor no teu desenho, com lápis de cor.
6. Se for possível, digitaliza o teu trabalho e envia-o. Se não for possível digitalizar, fotográfa-o visto de cima, centrado e bem focado, procurando que seja uma fotografia de boa qualidade. Se for preciso, no editor de fotografias do teu telemóvel, corta a imagem para centrar e retirar elementos que não façam parte do teu trabalho.
BOM TRABALHO!

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências