O Mar Começa Aqui | Trabalhos

Jardim de Infância da Venda do Pinheiro (Mafra)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
Memória descritiva da imagem:
As imagens que serão pintadas nas sarjetas da nossa escola, foram escolhidas pelas crianças, depois de lhes serem apresentados diversos estêncil. Depois de contados os votos recolhidos nas quatro salas, os desenhos com mais votação foram os que estão espelhados na imagem que se seguem.
Foi feita a limpeza da sarjeta e explicado que têm de estar sempre limpas, porque tudo o que ali cai vai para o mar e depois há a poluição e morrem os animais marinhos.
Nesta sarjeta apresentada às crianças foi decidido que será pintada de azul, a cor do mar. Posteriormente, serão as mesmas cores e imagens a pintar em todas as sarjetas dentro da escola.
As cores escolhidas para os peixes da imagem foram, o amarelo, o laranja o verde e o branco, exemplo da diversidade existente no mar. Para as letras do nome do projeto foram escolhidas o rosa e o azul.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
Memória descritiva do projeto
Perante este desafio, em todas as salas as educadoras explicaram às crianças a importância do cuidado a ter com as sarjetas e sumidoros, pois é através deles que tudo o que lá cai vai ter ao mar e que pode ser prejudicial ao Planeta Terra, poluindo o mar, os oceanos, pondo em causa a saúde dos peixes e a nossa própria saúde.
Pretendeu-se fomentar a aquisição de alguns objetivos com estas explicações nas salas:
- Adquirir capacidades de mudança no diz respeito ao meio ambiente;
-Ajudar na tomada progressiva de consciência sobre questões do meio ambiente;
-Desenvolver o gosto das crianças sobre as mudanças a efetuar para a melhoria da vida na escola e no seu meio local.
Assim, sob a orientação dos educadores:
Foram escolhidas as imagens e cores a utilizar para a decoração e pintura das sarjetas, bem como a técnica a utilizar, a pintura com spray.
Jardim de Infância da Venda do Pinheiro
Coordenador do projeto: Educadora Susana Rocha
Educação pré-escolar, 95 crianças, dos 3 aos 6 anos

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências