O Mar Começa Aqui | Trabalhos

Escola EB1 nº 2 da Quinta do Conde (Sesimbra)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
O Desenho/Maquete elaborado pelo Eco-aluno de 6 anos com a colaboração da sua família, apela à sensibilização da comunidade em geral para a campanha "Tudo o que cai no chão, vai parar ao mar" .O círculo, representa o nosso planeta e a imagem central (logótipo do programa Eco-Escolas) tem desenhado, em cada braço, 1 gota de água que representam o desafio "O mar começa aqui" e os seus objetivos como forma alertar a comunidade educativa para a necessidade de preservação dos ecossistemas e da biodiversidade em geral e da qualidade da água doce e salgada em particular.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA BOA ÁGUA – 172388
EB1 nº2 da Quinta do Conde
Desafio: O Mar começa Aqui
Escola: EB1 nº2 da Quinta do Conde
Morada: Rua Serra d`Aire, Boa Água, 2975-173 Quinta do Conde
Contactos: 21 2100256
Intervenientes: Desafio lançado às famílias e crianças da EB1nº2 da Quinta do Conde, após a situação de confinamento e o encerramento dos estabelecimentos escolares devido à situação epidemiológica da doença COVID-19.
Professoras Coordenadoras: Lucília Moreira e Helena Prates
Objetivos: Sensibilizar as famílias e a comunidade em geral para a necessidade de preservação dos ecossistemas e da biodiversidade em geral e da qualidade da água doce e salgada em particular; educar para uma cidadania ativa incitando os jovens a passar a mensagem de que “Tudo o que cai no chão, vai parar ao mar” a toda a comunidade educativa; estimular a criatividade dos alunos, através do desenvolvimento de competências em áreas como a expressão plástica e implementar estratégias de cooperação entre a escola e a Câmara Municipal de Sesimbra para a promoção da sustentabilidade.
Metodologia: Para a concretização deste desafio, teve-se em conta, o seu regulamento e a seguinte metodologia: sensibilizar as famílias e as crianças que frequentam esta escola para a sua participação neste projeto, através da apresentação e divulgação da campanha de sensibilização, modelo E@D, via Google Classroom e WhatsApp de cada turma. O desenho/maquete selecionado para concurso por esta Eco-Escola foi realizado pela família do Eco-aluno de 6 anos que frequenta a Sala 11, da EB1 nº2 da Quinta do Conde, onde todos os elementos da família participaram na sua concretização. Os materiais utilizados pela família foram: 1 folha branca, lápis de carvão, borracha, régua e lápis de cor.
Avaliação: Pensamos que sensibilizámos as nossas crianças e famílias para a mensagem da campanha de sensibilização “Tudo o que cai no chão, vai parar ao mar”, contudo houve pouca aderência das mesmas a este desafio (modelo E@D), só 4 desenhos/maquetes foram realizados para representarem a nossa escola. Contudo, esta campanha de sensibilização continuará no próximo ano letivo e ir-se-á implementar outras estratégias para continuar a promoção da sustentabilidade.
EB1 nº2 da Quinta do Conde, 15 de maio de 2020

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências