O Mar Começa Aqui | Trabalhos

Escola Básica de Sampaio (Sesimbra)

Fase I - Escola: proposta

Memória descritiva da imagem:
O desenho presenta o título "O mar começa aqui" com uma seta a apontar para a sarjeta. Há uma sobreposição de animais que se encontram na nossa costa de Sesimbra. Existem na imagem desenhos de um golfinho, um polvo, um cavalo marinho, uma raia, uma moreia, um safio, uma cantaril e um peixe balão. O fundo são as ondas do mar. O verde do fundo representa as plantas marinhas/musgo existente nas águas ou perto delas. O desenho foi todo escrito e pintado a lápis de cor.

Proposta de imagem a pintar:

Memória descritiva do projeto:
A nossa escola EB de Sampaio, tem cerca de 320 alunos, desde os 3 aos 11 anos de idade. Tem quatro salas de pré-escolar e onze turmas de primeiro ciclo. A coordenação do projeto foi feita por mim, Ana Sofia Caiadas, com a colaboração de todas as colegas. Uma delas fez o desenho da sarjeta, que foi fotocopiado e enviado para todas as turmas.
Este trabalho foi proposto aos professores em Dezembro. Destinava-se, na altura, apenas à Câmara Municipal de Sesimbra para pintura das sarjetas (duas, uma pelo pré-escolar e outra pelo primeiro ciclo). Desta forma, em Janeiro, todos os alunos da escola fizeram um projeto. De cada grupo/turma foram eleitos pelos alunos os quatro mais bonitos e adequados ao que era solicitado. Depois esses escolhidos foram a votação, do qual surgiu este que está na fotografia.
No final do mês de janeiro já estava escolhido este desenho (para a sarjeta que o pré-escolar irá pintar, existe outro desenho).
Este projeto é bastante representativo da variedade de espécies existentes na nossa costa. Poderiam estar muitas outras representadas. Considero que os alunos ficaram sensibilizados para a questão de que qualquer coisa que cai acidentalmente ou não numa sarjeta, irá parar ao mar e poderá provocar danos nas espécies e, consequentemente, em todo o ecossistema marinho.

Fase II - Escola: execução

Fase II - Município: evidências